Democracia 40 anos trará personagens da história para debater conquistas, dívidas e desafios

O Cidadania, a Fundação Astrojildo Pereira (FAP) e o Jornal Correio Braziliense realizam, neste sábado (15), o evento Democracia 40 anos, conquistas, dívidas e desafios, com diálogos e debates com a participação dos ex-presidentes José Sarney, Julio María Sanguinetti (Uruguai) e Michelle Bachelet (Chile) – que participará por vídeo -, além da ministra Carmen Lúcia (STF), ex-ministros dos governos democráticos e constituintes de 1988. O local será o icônico Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves.

Clique aqui para ver programação completa.

A organização da FAP dividiu os tópicos em mesas. A primeira, mediada pelo ex-ministro e ex-presidente do INCRA Milton Seligman, terá como convidados os ex-presidentes Sarney, Sanguinetti e Bachelet, a ministra Carmen Lúcia, os ex-ministros Nelson Jobim e Rubens Ricupero e o diplomata Julio Cesar Gomes Santos. Eles vão tratar das conquistas consolidadas da democracia brasileira. Os diálogos começam às 9:30.

A mesa II, dedicada ao tema “Democracia 40 anos, dúvidas e dívidas do presente”, será mediada pela diretora-executiva da FAP, a ex-vereadora e ex-deputada estadual Elza Correia. Estarão no debate o ex-governador do Distrito Federal e ex-ministro da Educação Cristovam Buarque; Vera Lúcia Santana Araújo, ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); Marcos Marrafon, presidente do Conselho Curador da FAP; e, por videoconferência, o escritor Mark Lilla. O início dos trabalhos da mesa será às 14:00.

Na mesa III, a mediação estará a cargo da jornalista Basília Rodrigues, analista de política da CNN Brasil. Os convidados são o ex-ministro Raul Jungmann; Joênia Wapichana, primeira mulher indígena eleita deputada federal – em 2018 – e atual presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas; e Alberto Aggio, doutor em História pela USP. O painel começa às 15:30.

O diretor-geral da FAP, Marcelo Aguiar, e o presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, encerrarão o evento. Fotos selecionadas e disponibilizadas pelo Correio Braziliense estarão expostas no saguão de entrada do panteão. O filme “Os 40 anos da redemocratização pelas lentes do mestre Orlando Brito” será exibido logo pós a abertura.

Acompanhe ao vivo pelo Youtube da Fundação Astrojildo Pereira:

Leia também

Genivaldo Matias da Silva, um herói anônimo da democracia

Por Luiz Carlos Azedo Soube, por intermédio de amigos, do...

Edital de Convocaçao do Cidadania do Epirito Santo

Nos termos dos Estatutos Partidário, da Resolução nº 001/2025...

Cidadania Acre convoca para Congresso Estadual

O Cidadania 23 do Acre realizará, na terça, 9...

Juventude do Cidadania no Rio de Janeiro define sua nova liderança estadual

O Congresso Estadual do Cidadania, realizado neste sábado (29)...

Renovação marca o Congresso Municipal do Cidadania em Itajaí

O Cidadania de Itajaí realizou seu Congresso Municipal para...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!