A trafegabilidade de veículos sobre a malha viária urbana de Lages, cidade administrada por Carmen Zanotto, está recebendo um incremento em sua qualidade. Operários e maquinário da Secretaria Municipal de Obras estão direcionados a uma força-tarefa com a finalidade de recuperação estrutural de vias públicas de chão batido (terra)/não pavimentadas de bairros situados em diversificadas regiões territoriais da cidade.
No conjunto de tarefas constam serviços de revestimento primário com utilização de material pétreo (pedra); drenagem pluvial superficial (escoamento das águas das chuvas), e nivelamento de ruas, com restabelecimento do trânsito de veículos. Nesta terceira semana de janeiro serão contemplados os bairros Penha, Habitação e Várzea. Contudo, trata-se de serviços permanentes em toda a Lages.
Para o desempenho das funções, 20 servidores efetivos da prefeitura e cerca de dez equipamentos e veículos – máquinas retroescavadeira, motoniveladora – patrola e carregadeira, rolo compactador e caminhões basculantes – caçambas.
Condições de infraestrutura para as famílias obterem uma rotina sem transtornos, sustos e prejuízos, ou seja, tranquila e com melhor comodidade. “Lages está urgentemente necessitando de um verdadeiro mutirão de serviços públicos, o que faz toda a diferença ao bom funcionamento de uma cidade do nosso porte. E assim estamos realizando de forma intensa e com vigor: Várias frentes de trabalho para tornar Lages organizada, limpa e bonita”, acentua a prefeita Carmen Zanotto.
Mobilidade configura entre uma das circunstâncias fundamentais da sociedade. “Estamos utilizando nossa experiência, trajetória, carreira, capacidade técnica e valorização da equipe para corresponder aos anseios da comunidade. Nosso compromisso é oferecer a reversão dos tributos custeados pela população em forma de serviços dignos e duradouros”, observa o secretário de Obras, coronel de Engenharia, Cleber Machado Arruda.
Operação tapa-buracos deve iniciar na próxima semana
Na quarta semana de janeiro (próxima semana – 20 a 24 de janeiro), com a reativação do fornecimento de massa asfáltica usinada, por intermédio de novo contrato, já assinado com a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures)/Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama), a Secretaria de Obras começará os serviços de tapa-buracos em vias de asfalto de Lages, priorizando-se as principais avenidas e ruas do município, a exemplo da Bruno Luersen, 1º de Maio e Castelo Branco.
Atualmente, Lages possui 65 ruas com obras de pavimentação em andamento, sob fiscalização intensa da Secretaria de Obras, com previsão de término até junho deste ano de 2025.
A prefeitura, por parte da Secretaria de Obras, está conduzindo as obras e projetos de duas grandes obras estruturantes para a mobilidade urbana de Lages: Finalização das obras do Complexo Ponte Grande – esgotamento sanitário e pavimentação/urbanização até o final do ano de 2025 – e processo de contratação e início das obras de revitalização da avenida Belizário Ramos (Carahá) até junho deste ano.