Atuação do vereador, Herivelto Oliveira em Curitiba é referência para outros municípios paranaenses

Os vereadores e Vilmar Comassetto e João Reitel, de Concórdia (SC) vieram conhecer o trabalho da comissão de Transportes da Câmara de Curitiba. Os parlamentares montaram uma rota no Paraná, Cianorte, Curitiba e Araucária. Cidades que buscam e e outra que já pratica a Tarifa Zero.

Concórdia tem 81 mil habitantes e os parlamentares buscam ações para mudar a realidade atual do transporte. “Viemos aqui para saber como o trabalho foi realizado. As experiências vistas em outras cidades”. Diz o vereador, Vilmar Comassetto. “Instalamos a comissão na Câmara de Concórdia. Mas queremos trazer boas ações realizadas aqui e em cidades que já praticam a tarifa zero, como Cianorte, por exemplo. Vamos até Araucária também, que está com o valor de apenas R$ 1 real”, conta o vereador João Reitel.

“É importante saber que o trabalho que realizamos aqui está indo além da nossa cidade. Mostra que o debate e pesquisas são fundamentais para a busca de soluções para a cidade” diz Herivelto Oliveira, presidente da Comissão de Transportes da Câmara de Curitiba.

Missão cumprida

Nesta segunda (18), a Comissão de Transportes da Câmara de Curitiba entregou o relatório final do trabalho realizado durante seis meses. O documento conta com o parecer de dois membros do grupo, Bruno Pessuti e Dalton Borba. 

A Comissão foi instalada em abril para discutir o novo contrato do transporte coletivo da cidade e a viabilidade da implementação da tarifa zero. A atual concessão do serviço público vence em 2025 e o grupo tinha, inicialmente, 120 dias para elaborar um relatório que possa subsidiar a construção da nova licitação. “Nosso papel foi de buscar informações, ouvir todas as entidades e pessoas que fazem o serviço funcionar em Curitiba”, diz o presidente da Comissão, Herivelto Oliveira. 

Foram recebidos diretores de empresas de ônibus, o presidente da URBS, especialistas, além de viagens e visitas técnicas. “Diversos especialistas foram ouvidos, na busca por esclarecimentos e dados que pudessem contribuir com a nova licitação do transporte coletivo da cidade e a redução do valor da passagem de ônibus. Também visitamos as cidades de Belo Horizonte (MG), Caucaia (CE) e Paranágua (PR) que realizam a tarifa zero ou diminuíram o valor de maneira significativa”, afirma.

No relatório final, há diversas sugestões para a Prefeitura de Curitiba de fontes de financiamento para o subsídio integral do valor da passagem de ônibus para os usuários. Uma delas é o financiamento privado da tarifa: que seriam as empresas pagando ao sistema uma taxa única por trabalhador que tem contratado via CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Outras são: privatização dos terminais de ônibus; criação de uma loteria municipal; e a exploração de espaço publicitário em terminais, ônibus e estações-tubo.

Leia também

João Marcelo busca a reeleição para melhorar ainda mais a administração em Nova Lima

A campanha de João Marcelo (Cidadania) pela reeleição para...

Paranavaí: Doutor Leônidas reassume coordenação regional do Cidadania

O vereador de Paranavaí, Doutor Leônidas Fávero Neto, reassumiu...

Nota de Pesar: Cidadania lamenta morte de dirigente no Piauí

CIDADANIA 23 – DIRETÓRIO ESTADUAL DO PIAUÍO Diretório Estadual...

Campanha de Carmen Zanotto empolga Lages, que já prevê uma revolução na administração

Deputada federal das mais conceituadas no Parlamento brasileiro, a...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!