Pensamento analítico ou propositivo

Nos dias de hoje é comum vermos muitos pensadores políticos e econômicos que se limitam a fazer análises do momento atual da sociedade sem trazer novas teses ou ideias para resolver os problemas que enfrentamos. Isso se deve, em grande parte, à falta de pessoas que se dediquem a estudar e propor soluções para os desafios que se apresentam.

A economia e a política são áreas que estão em constante evolução, e é fundamental que tenhamos indivíduos que se empenhem em entender afundo o cenário contemporâneo, e principalmente, em apresentar sugestões de melhorias, visto que em sua maioria, os pensadores que temos atualmente apenas se limitam a fazer análises superficiais sobre os temas.

Para que possamos avançar como sociedade, é primordial que tenhamos pessoas cada dia mais entendidas sobre o momento em que vivemos e que possam ter com base filósofos anteriores a revolução tecnológica que nos cerca hoje. Porém, também é preciso compreender a análise crítica da situação vigente da humanidade não basta, sendo essencial que possamos trazer aprimoramentos à altura dos obstáculos que nos defrontam.

Precisamos de indivíduos que sejam capazes de pensar fora da caixa e ofertem propostas inovadoras para os problemas que se apresentam, em vez de se limitarem a fazer observações rasas.

Nós, enquanto partido moderno, estamos preocupados com os caminhos econômicos e políticos, já que sabemos que são de fundamental importância para entendermos o rumo a seguir, ainda mais que as duas temáticas mudam constantemente e, consequentemente, a correlação de força do trabalho.

Estamos em um corpo social em que a força de trabalho se transforma a cada dia e, portanto, não há como pensar analogicamente em uma sociedade digital. Assim como, não há planejamento para as lutas futuras apenas analisando as circunstâncias. Cabe ressaltar que não se faz aqui uma negação dos vários pensamentos analíticos, apenas se propõe o avanço, darmos o passo seguinte da propositura.

Em suma, a falta de pensadores na área da economia e política, particularmente que tragam novas teses englobando o momento atual da sociedade é um problema que precisa ser questionado e debatido. Precisamos de pessoas que se dediquem a aprender e levantar soluções arrojadas para as adversidades que encaramos. Para que possamos evoluir como coletivo e vencer as atribulações que surgirão.

João Passos é membro da Executiva Nacional do Cidadania23

Leia também

Surpresa esperançosa

A realização de um Enem para os professores é boa ideia.

Brasil fica mais perto da nova Rota da Seda

Os chineses tentam atrair a adesão do Brasil ao programa há anos. Até agora, os governos brasileiros resistiram, por razões econômicas e geopolíticas.

Plano era matar Lula, Alckmin e Moraes

As evidências colhidas por STF e PF apontam que o segundo documento-chave do plano, intitulado “Punhal Verde Amarelo”, foi elaborado pelo general Mario Fernandes.

Lula ri por último na reunião do G20

O presidente brasileiro defendeu a taxação de operações financeiras de super-ricos, para financiar o combate às desigualdades.

Trump joga Lula nos braços de Xi Jinping

Vitória do republicano nas eleições americanas aproxima o petista...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!