A deputada pede que líderes do governo incluam a matéria na pauta do Congresso
“Quem tem câncer não pode esperar”, disse nesta segunda-feira (27) a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), ao defender, em audiência pública, que o governo inclua na pauta de votação do Congresso Nacional o PLN 16, que abre crédito suplementar para importação de insumos para produção de radiofármacos para exame de diagnóstico e tratamento de câncer.
Durante a oitiva, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, explicou aos deputados que a falta de recursos orçamentários provocou a suspensão da produção de insumos pelo Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares). Segundo ele, o desabastecimento pode paralisar 700 mil procedimentos.
Zanotto classificou o problema como “bastante complexo”, mas disse que a solução está nas mãos do próprio governo. “Se a matéria for incluída na pauta de votação pelos líderes governistas, tenha certeza que esta Casa aprovará (recursos) rapidamente. É preciso um olhar mais sensível para as ações da saúde. Os pacientes não podem ficar sem tratamento”, alertou a parlamentar, que presidiu a reunião.
Carmen ainda lamentou que a Comissão de Seguridade Social e Família tenha tomado conhecimento da questão por meio da mídia. “Esta comissão que cuida da pauta da saúde só agora ficou sabendo que, desde junho, o Ipen está sem orçamento para fabricar radiofármacos. Isso é lamentável”, afirmou a presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde.