A deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) pediu nesta sexta-feira (04) pressa para aprovação da proposta que amplia o acesso dos pacientes beneficiários de planos de saúde à quimioterapia oral.
“O Parlamento precisa dar uma resposta rápida aos milhares de pacientes que aguardam há muito tempo a aprovação dessa matéria. A causa do câncer não pode mais esperar”, afirmou.
Estão tramitando na Câmara três projetos que tratam sobre o tema. Uma dessas iniciativas (PL 10.722/2018) é de autoria de Zanotto. As outras são do senador Reguffe (Podemos-DF) e do deputado Pedro Westphalen (PP-RS).
As propostas preveem que, após o registro na Anvisa, os medicamentos orais para tratar o câncer sejam oferecidos pelos planos de saúde, assim como já é feito com os medicamentos de aplicação intravenosa.
Substitutivo
Em audiência pública na Comissão de Seguridade Social, na terça-feira passada, Carmen defendeu consenso em torno da elaboração de um substitutivo para que a matéria seja encaminhada rapidamente ao plenário da Casa, sem passar pelas outras comissões temáticas.
“Este substitutivo nos dará mais segurança para conseguir o apoio dos líderes partidários e força política para que o texto seja logo aprovado pelo plenário para ir à sanção presidencial”, argumentou Carmen Zanotto.