Vereador do Cidadania quer acabar com fio na cara e risco de acidentes

_Até 4 metros é VAPO!” A Prefeitura pode e deve cortar!_

O vereador de Porto Alegre Marcos Filipi, do Cidadania, apresentou seu primeiro projeto autorizando a Prefeitura — ou quem ela delegar — a cortar fios soltos, excedentes, até 4 metros do solo. “Esses fios, além de causarem poluição visual, representam risco à segurança da população”, alerta o parlamentar.

Hoje, a Prefeitura faz mutirões e já recolheu mais de 80 toneladas de fios, mas esse problema está espalhado nos 93 bairros da cidade e precisa ser controlado! O projeto permite a contratação de empresas especializadas para reforçar o serviço.

Importante: os fios recolhidos ficarão sob posse da Prefeitura, que poderá vender esse material e arrecadar recursos que deverão ser revertidos em investimentos na zeladoria na cidade.

“Vale lembrar que iniciei e liderei esses mutirões quando fui secretário de Serviços Urbanos (2021/2024), junto com o Ministério Público, CEEE Equatorial e empresas de telefonia. Foi um movimento importante, mas sabemos que esse é um tema que exige avanços constantes. Esse projeto não é inconstitucional, porque não trata de telecomunicações nem de energia elétrica. Ele trata de urbanização, combate à poluição visual e, principalmente, traz mais segurança ao cidadão de Porto Alegre”, ressoltou o vereador Filipi.

Leia também

Prefeitura de Nova Lima investe na ampliação de estruturas para a Cultura

A prefeitura de Nova Lima (MG), administrada pelo prefeito...

Tecnologia: Macaé vai lançar aplicativos locais de transporte e entrega de comida

Iniciativa tem o objetivo de reduzir custos para usuários,...

Humanismo e Frente Ampla

Aprendi com a vida o quanto é importante assimilar...

Executiva aprova calendário de reuniões para definir rumos e alianças para 2026

Em encontro virtual, que também debateu a conjuntura política...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!