Cidadania lamenta morte do ex-deputado federal Humberto Souto

É com pesar que o Cidadania lamenta o falecimento de um companheiro que ajudou a construir a história não só do partido, mas do Brasil. Humberto Souto, ex-deputado federal, ex-presidente do Tribunal de Contas da União e ex-prefeito de Montes Claros morreu nesta terça-feira (4), aos 90 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília (DF). Ele foi internado no dia 22 de dezembro após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

Pelo Cidadania/PPS, Humberto Souto foi deputado federal e eleito prefeito de Montes Claros.

Humberto Guimarães Souto nasceu em Montes Claros, em 3 de junho de 1934. Na juventude, estudou Direito no Rio de Janeiro. O primeiro cargo eletivo foi como vereador em 1962, na maior cidade do Norte de Minas.

Em 1970, concorreu ao cargo de deputado estadual, ficando na suplência e vindo a assumir o mandato em 1971. Já em 1974, sagrou-se eleito deputado federal. Ao todo, foram seis mandatos consecutivos.

O cargo de ministro do Tribunal de Contas da União veio em 1995, onde chegou a ocupar a presidência do TCU.

Pelo Cidadania/PPS, Humberto Souto foi eleito prefeito em 2016, no 2º turno, ao atingir 65,31% dos votos válidos. Quatro anos depois, se reelegeu, ainda no 1º turno, contabilizando 85,24% dos votos. Tornando-se o mais bem votado entre as cinco cidades mineiras com mais de 400 mil habitantes.

O Cidadania manifesta sua solidariedade aos familiares, amigos e companheiros de jornada política nesse momento de travessia. Polêmico, Humberto Souto sempre foi um político daqueles que são indispensáveis na construção de um Brasil melhor.

Comte Bittencourt
Presidente Nacional do Cidadania

Leia também

Cristovam Buarque representa o Cidadania no último dia do Congresso Nacional do PSB

Presidente do Cidadania-DF, Cristovam Buarque, integrou a mesa central...

Cidadania repudia ataques à Marina Silva durante audiência no Senado

NOTA DE REPÚDIO - Cidadania 23 O Partido Cidadania manifesta...

Presidente nacional do Cidadania quer levar Luciano Rezende para o Congresso

Dirigente também esteve no Palácio Anchieta com o governador...

Executiva se reúne para debater cenário eleitoral de 2026 e preparação para o Congresso do partido

A Executiva Nacional do Cidadania realizou nesta segunda-feira (26)...

Tribuna Independente: Cidadania e PSB caminham para formalizar uma federação

Régis Cavalcante diz que tratativas estão bem avançadas com...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!