Prefeitura de Campo Mourão investe forte na agricultura familiar e na qualidade da merenda

O Prefeitura de Campo Mourão, no Paraná, administrada pelo Cidadania por meio do prefeito Douglas Fabrício, está investindo mais de 70% do que o município recebe do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na aquisição dos produtos da agricultura familiar. A estratégia visa apoiar os produtores locais e trazer mais qualidade para a merenda nas escolas.

Na chácara da família do produtor Edson da Silva é produzido parte das hortaliças oferecidas nas mais de 20 mil refeições servidas diariamente aos alunos da rede municipal de Campo Mourão. Ele é um dos 80 produtores que vendem seus produtos ao município por meio da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Familiares de Campo Mourão (Coafcam).

Junto com a esposa e o filho, Edson produz alface, repolho, brócolis, salsinha, cebolinha e outras hortaliças que entrega na cooperativa. “É um mercado seguro, porque graças a Deus e com o apoio da prefeitura temos a cooperativa e não precisamos ficar brigando por pontos de venda”, analisa o produtor.

Segundo a nutricionista Simone Hoffmann, responsável técnica pela Divisão de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal e Educação, mais de 70 por cento do montante que o município recebe do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), são investidos na aquisição dos produtos da agricultura familiar. “A legislação exige no mínimo 30 por cento, mas estamos investindo quase a totalidade do valor com a agricultura familiar local, o que é muito bom para o município e para os produtores”, ressalta Simone.

A Compra Direta é feita por chamada pública, conforme exige o PNAE. Além da Coafcam, outras cooperativas da região também fornecem produtos. “Por muitos anos a compra era feita diretamente de cada produtor, mas depois que eles se organizaram em cooperativas facilitou o processo e garantiu mais qualidade e pontualidade na entrega”, observa a nutricionista. Além de hortaliças, como as produzidas pelo Edson, são adquiridos legumes, pães, canjica, feijão, fubá, frutas, polpas de fruta, farináceos, entre outros produtos do cardápio escolar.

Fundada em 2019, a Coafcam funciona em um barracão industrial cedido pelo município. A cooperativa também já foi contemplada com veículos cedidos ou conseguidos pelo município de outros órgãos governamentais.

O Cidadania está a frente do município nos últimos três mandatos.

Leia também

Genivaldo Matias da Silva, um herói anônimo da democracia

Por Luiz Carlos Azedo Soube, por intermédio de amigos, do...

Edital de Convocaçao do Congresso Estadual do Cidadania no Epirito Santo

Nos termos dos Estatutos Partidário, da Resolução nº 001/2025...

Cidadania Acre convoca para Congresso Estadual

O Cidadania 23 do Acre realizará, na terça, 9...

Juventude do Cidadania no Rio de Janeiro define sua nova liderança estadual

O Congresso Estadual do Cidadania, realizado neste sábado (29)...

Renovação marca o Congresso Municipal do Cidadania em Itajaí

O Cidadania de Itajaí realizou seu Congresso Municipal para...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!