Araxá busca inclusão de projeto do hospital municipal no Novo PAC Saúde

Assessoria da Prefeitura

O prefeito de Araxá, Robson Magela (Cidadania), participou de uma reunião na última quinta-feira (28) no Ministério da Saúde, em Brasília. O objetivo foi tratar da inclusão do projeto de construção do Hospital Municipal de Araxá no Novo PAC Saúde. O programa do Governo Federal fomenta investimentos em infraestrutura de saúde. Além disso, foi discutida a previsão de repasses de recursos federais, por meio de emendas parlamentares, para fortalecer a saúde pública do município em dezembro.

Estiveram presentes na reunião o Procurador Geral do município, Jonathan Ferreira, o assessor de Relações Interinstitucionais, Sebastião Donizete, e a Assessora Especial de Assuntos Parlamentares do Ministério da Saúde, Vera Lúcia Macedo Fiaes. O encontro contou também com a participação de Rubens Miranda, assessor parlamentar do deputado federal Mário Heringer, que representou o parlamentar.

Durante a reunião, o prefeito Robson Magela reforçou que projeto do Hospital Municipal é uma necessidade urgente para Araxá e a microrregião, que abrange oito municípios e mais de 190 mil habitantes, segundo o IBGE. De 2019 a 2023, o número de procedimentos cirúrgicos na região cresceu 51%, sobrecarregando a estrutura atual.

Outro ponto destacado foi a dificuldade de internação de pacientes da microrregião em hospitais públicos de Uberaba devido à superlotação, agravada pela falta de infraestrutura local para serviços como a UTI Neonatal. Apesar de já possuir os equipamentos necessários, Araxá enfrenta problemas para adaptá-los nas unidades existentes, que são privadas, o que reforça a urgência de um hospital público municipal.

Proposta do hospital

O projeto do Hospital Municipal de Araxá prevê a construção de uma unidade moderna, com 200 leitos de internação distribuídos em dois pavimentos e uma área total de 14.271,56 m². A estrutura atenderá às demandas de média complexidade da região, incluindo a instalação de uma UTI Neonatal para crianças recém-nascidas prematuras.

Leia também

Geraldinho: A história viva do PPS/CIDADANIA no Paraná

No último Encontro Estadual do Cidadania, realizado em Curitiba,...

Prefeitura de Macaé investe em Odontologia e prepara ações para 2025

Joice Trindade - Secom Macaé Macaé tem 60 consultórios odontológicos Pautada...

Fundação Astrojildo Pereira adquire sede própria em região estratégica de Brasília

Instituição, vinculada ao Cidadania 23, foca em formação política,...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!