Alex Manente repudia fala capacitista do ministro do STJ Antonio Saldanha sobre TEA

O deputado federal Alex Manente (Cidadania-SP) repudiou as declarações do ministro Antonio Saldanha, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), classificando o Transtorno do Espectro Autista (TEA) como um “problema”. As falas ocorreram na última sexta-feira (22), no Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde, em São Paulo.

Saldanha também afirmou que método ABA (Análise do Comportamento Aplicada), usado no tratamento de pessoas com TEA, são “passeios na floresta”. O magistrado afirmou ainda que “para os pais, é uma tranquilidade saber que o seu filho, que tem um problema, vai ficar de 6 a 8 horas por dia em uma clínica especializada, passeando na floresta. Mas isso custa”.

“A fala do ministro é um grande absurdo. Uma falta de empatia, respeito e dignidade com todas as famílias atípicas e com as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nós repudiamos esta fala, pois vivemos em um momento de inclusão em que a sociedade precisa cada vez mais reconhecer a importância de incluir e inserir as pessoas com TEA em nossa sociedade. Falas como essa só fazem o Brasil retroagir”, criticou Alex Manente.

Leia também

Cidadania de Campo Grande elege nova direção e discute propostas para as eleições de 2026

O Cidadania de Campo Grande/MS realizou, nesta sexta-feira (29),...

Flávio Amorim é eleito presidente do Cidadania em Aracruz

O Cidadania realizou, neste sábado, o congresso municipal de...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!