O plenário da Câmara de Iguaba Grande recebeu nesta segunda, dia 19, a quarta rodada do ciclo de encontros regionais de planejamento estratégico eleitoral do Cidadania23 no estado do Rio. As novas regras para formação das chapas para vereador, o fortalecimento da federação com o PSDB, as iniciativas de comunicação digital do partido e a possibilidade de candidaturas a prefeito foram alguns os temas debatidos por representantes de oito municípios da Região dos Lagos presentes ao encontro.
Conduzindo os trabalhos, o presidente estadual do Cidadania, Comte Bittencourt, agradeceu a votação expressiva que conquistou em Iguaba nas últimas eleições. Ele reforçou o compromisso do partido em respeitar o entendimento das lideranças municipais com relação às alianças, mas deixou claro que o Cidadania não embarca em aventuras eleitorais. “Os recursos do partido serão destinados às candidaturas majoritárias orgânicas e competitivas, que tem condições reais de disputar as eleições”, destacou.
Anfitrião do evento, o prefeito de Iguaba, Vantoil Martins, que conquistou seus quatro mandatos, dois como vereador e dois como prefeito, pelo partido, agradeceu a escolha do município como sede do encontro e reforçou o respeito que a direção estadual tem por seus diretórios locais. “Cidadania é uma fonte de inspiração para fazer política. Nas próximas eleições estamos muito motivados para trabalhar, trocar experiência e dar a nossa contribuição para que o partido possa crescer ainda mais regionalmente”, adiantou o prefeito.
Iguaba também foi representada pelos vereadores Luciano Silva, Silvana Grimauth, Paulo Rito e PC Moura, que como suplente assume esta semana na Câmara, além do chefe de gabinete Fábio Costa e do presidente do partido no município, Jales Lins. “A ideia é trabalhar para manter a força do partido em Iguaba na Câmara e no Executivo e apoiar o partido em toda a região do Lagos”, comentou Jales.
Mesmo representando a região Norte do estado, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, fez questão de participar do evento em Iguaba para reforçar os compromissos do partido. “O que a gente pensa na ponta é o que o Cidadania respalda. Estou há 19 anos no partido e posso dizer que esta peculiaridade é uma marca nossa. Nem me chamam mais para sair do partido, porque sabem que, para mim, o Cidadania é a minha família”, disse. Welberth foi acompanhado pelos secretários municipais Jayme Muniz e Alexandre Cruz, lideranças do partido.
A delegação de Araruama também se destacou no evento, além dos vereadores Thiago Moura e Sylvinha Correa e das lideranças partidárias, Paulo Mazzei e Miriam Inês, o ex-prefeito Chiquinho da Educação, que foi filiado ao PPS, sigla anterior ao Cidadania, fez questão de marcar presença e registrar sua admiração ao partido e ao presidente estadual “Comte é uma reserva moral da política do nosso estado. Se existe um partido sério no nosso estado, este partido é o Cidadania”, declarou.
O encontro contou ainda com a participação de representantes de Cabo Frio, Eduardo Costa e Amador Mattos; Arraial do Cabo, Lorena Aguiar e o ex-prefeito Luciano Tequinho; Maricá, Fabrício Bittencourt; Búzios, Maycon Siqueira; e Saquarema.