Míriam Leitão: Agenda ambiental retornada em parte

Presidente Lula foi eloquente em sua defesa do meio ambiente e isto é um recado importante para os ataques do Congresso Nacional

O governo quis marcar o Dia do Meio Ambiente com uma retomada de território. Pelo menos em parte. O que o Congresso fez não foi desfeito, mas o presidente vetou trechos da lei que coloca em risco a Mata Atlântica, relançou o PPCDAm, o mais bem sucedido plano contra o desmatamento, criou unidades de conservação, lançou um auxílio por serviços ambientais. Mas o mais importante foi a fala do presidente Lula, principalmente nos espaços de improviso. Ele foi eloquente ao afirmar que sua agenda é combater o desmatamento, o garimpo, proteger os indígenas, preparar o Brasil para a COP 30 e reafirmar as metas que assumiu internacionalmente.

O Palácio do Planalto estava apinhado de gente, de lideranças de movimentos ambientalistas, de líderes indígenas como o cacique Raoni, de jovens de movimentos de periferia, de representantes de quilombolas. Era também um ano da morte de Bruno Pereira e Dom Phillips. Beatriz Matos, viúva de Bruno e Alessandra Sampaio, viúva de Dom, estavam lá. Logo que se formou a mesa de abertura, as ministras Marina Silva e Sonia Guajajara desceram do palco para abraçar as duas na primeira fila.

— Bruno e Dom mereciam estar aqui com um governo aliado — disse Lula.

Marina construiu toda a sua fala, lembrando que o rumo do governo na área ambiental não se devia a ela, mas ao presidente Lula que a escolheu, que decidiu fortalecer o sistema nacional de meio ambiente, que aumentou as atribuições do Ministério, decisão que infelizmente enfrentou uma reversão no Congresso. Não era a fala de uma derrotada. Pelo contrário, enfatizou todos os avanços daquela cerimônia, e disse que em breve haverá novidades dos ministros Carlos Fávaro e Paulo Teixeira. Ou seja, na Agricultura e no Desenvolvimento Agrário.

Um assunto afligia mais do que a retirada de atribuições do Ministério do Meio Ambiente: o marco temporal e sua ameaça sobre povos indígenas. A presidente da Funai, Joenia Wapichana, acha que há muitas ilegalidades no PL 490, e por isso, tem esperança de que isso se resolva na Justiça. Ela disse que no Congresso a animosidade está agora pior do que no ano passado.

No Ministério do Meio Ambiente, uma das perdas mais sentidas foi a do Cadastro Ambiental Rural, até porque cria-se uma confusão administrativa. Ele vai para o Ministério da Gestão e Inovação, mas é um instrumento do MMA. Uma das soluções foi a criação de um conselho consultivo do CAR. Aliás, há metas específicas para o CAR no novo PPCDAm.

Até o fim do governo todos os CAR declarados em áreas públicas serão embargados ou cancelados dos registros. Para entender: grileiros declaram que são donos de terras públicas. E como o CAR é autodeclaratório, o grileiro fica com um documento como se fosse o proprietário. Agora tudo será cancelado.

De imediato, como meta para este ano, têm que ser embargadas 50% das áreas desmatadas ilegalmente dentro de unidades de conservação. Têm que ser fiscalizadas, pelo Ibama, 30% de toda a área privada desmatada ilegalmente.

São muitas metas, algumas ousadas, e elas todas juntas mostram que o Ministério do Meio Ambiente não se deu por vencido ao ser atacado pelo Congresso, e usará todas as ferramentas das quais dispõe para lutar contra o desmatamento.

Ações têm acontecido no setor privado, como a decisão dos bancos de negarem financiamento para quem comprar boi que vier de área desmatada. Isso exigirá o que se quer há muito tempo, a rastreabilidade da pecuária brasileira. Tudo, segundo um integrante do Ministério do Meio Ambiente, terá reflexos na economia.

— Como você sabe muito bem, a economia é feita de expectativa. Quem desmata em larga escala está investindo em larga escala. Esses investimentos custam milhões de reais. Mas ele só põe se tiver a expectativa de que será bem-sucedida. Quando até o presidente está dizendo ‘não ponha dinheiro nisso que você vai perder’, a tendência é ele parar de investir.

No Dia do Meio Ambiente, e que tragicamente também é o dia da morte de duas pessoas que estavam lutando pelo meio ambiente, e pela proteção dos povos indígenas, o que se viu é que o MMA está no trabalho de mitigação do dano das derrotas sofridas no Congresso. E está avançando. Os indígenas, contudo, estão ameaçados por algo muito maior. Por isso, os olhos deles se voltam para o Supremo Tribunal Federal onde o julgamento do marco temporal será retomado amanhã. (O Globo – 06/06/2023)

Leia também

O padrão a ser buscado

É preciso ampliar e replicar o sucesso das escolas...

Parados no tempo

Não avançaremos se a lógica política continuar a ser...

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

Petrobrás na contramão do futuro do planeta

Na contramão do compromisso firmado pelo Brasil na COP...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!