Reinaldo Azevedo: Vini Jr. e impunidade das ‘big techs’

Na democracia, ninguém está acima da lei, sejam torcedores, jornalistas, humoristas…

A indignação mundial com os ataques racistas ao jogador Vini Jr. até me deu alguma esperança de que o debate sobre a liberdade de expressão e a responsabilização civil das redes e provedores de conteúdo passe a frequentar os territórios da civilidade. Não é fácil. Os tempos andam um tanto hostis a um pensamento sistêmico. As argumentações “ad hoc” ganham o lugar do conceito, e não é raro que, convidado a explicar qual é o valor que orienta determinada escolha, o debatedor prefira contar uma historinha ou sair-se com um exemplo. Em vez da tese, a ilustração.

Esta Folha publicou na terça (23) um editorial sobre o caso Vini Jr. E de lá extraio este trecho: “Os organizadores e atores do futebol não deveriam aguardar a ação das autoridades de Estado para tomar providências”. É isso. Fala-se de atos que são considerados crimes também na Espanha. O mundo cobrou providências do governo, do Valência, da Fifa e da La Liga, entidade que organiza o campeonato. Os patrocinadores foram confrontados. Entende-se que todos esses entes respondem pelo espetáculo e têm o inarredável dever do cuidado.

Multiplicaram-se juízos de reprovação à omissão desses agentes privados, que vinham convivendo com a delinquência, como a dizer: “Não temos como controlar o que as pessoas dizem nos estádios”. Até parecia que haviam lido o artigo 19 do nosso Marco Civil da Internet: “Com o intuito de assegurar a liberdade de expressão e impedir a censura, o provedor de aplicações de internet somente poderá ser responsabilizado civilmente por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros se, após ordem judicial específica, não tomar as providências para, no âmbito e nos limites técnicos do seu serviço e dentro do prazo assinalado, tornar indisponível o conteúdo apontado como infringente, ressalvadas as disposições legais em contrário”.

Alguém me prove que clube, La Liga, patrocinadores e Fifa não estão para o futebol como os “provedores de aplicações” estão para as plataformas e redes, e os torcedores, para o “conteúdo gerado por terceiros”. Não faltam, nessa relação, nem os patrocinadores, que assumem a forma de anunciantes. Assim, junto com o editorial, penso que não se deve “aguardar a ação das autoridades do Estado” —ou a “ordem judicial específica”— para que os criminosos sejam banidos dos estádios e, digo eu, das redes, sob pena da responsabilização civil.

“Ah, também você, Reinaldo, recorre a exemplos em vez de se fixar no princípio?” Nunca o abandonei: a liberdade de expressão não é um direito absoluto em nenhum domínio da experiência social. Estou a evidenciar o que, com efeito, está em debate num e noutro casos. Afinal, poder-se-ia indagar: “Como é que o Valência ou La Liga vão saber o que vai pela cabeça dos Garcías, Rodriguez e González?” Não se trata de interpretar mentes, mas de tomar providências efetivas para coibir crimes. Dada a impossibilidade da adivinhação —os Sanchez são sempre imprevisíveis—, tomam-se as medidas preventivas.

E é o que se vai fazer no Brasil, pela via congressual ou judicial. Dada a nossa legislação, manifestações que são criminosas nos estádios ou em qualquer lugar também o são nas redes e plataformas. No projeto de lei relatado pelo deputado Orlando Silva (PC do B-SP), os temas a ensejar o dever do cuidado estão especificados no artigo 11. O fundamento desta coluna: na democracia, ninguém está acima da lei, seja “big tech”, torcedor, jornalista, internauta ou humorista. “E os parlamentares?” Nem eles. A imunidade estendida às redes é irrelevante. O STF já decidiu que esta não é sinônimo de impunidade nem no Congresso. O jogo fica mais limpo.

PS: Para não dizer que não falei etc… O arcabouço será aprovado, e, segundo Roberto Campos Neto nesta Folha, “o mercado olha [que ele] eliminou completamente esse risco de a dívida simplesmente sair de controle”. De novo, o Apocalipse não virá. E, porque nunca vem, os profetas do fim do mundo continuarão a antevê-lo. Sim, tudo tem seu preço, Santo Deus!, e temos de cuidar das nossas florestas, que estão sob ameaça. “Devemos cultivar nosso jardim”, disse Cândido. É um princípio, não uma ilustração. (Folha de S. Paulo – 26/05/2023)

Leia também

Desoneração da folha é leite derramado

NAS ENTRELINHASO Congresso pretende reduzir os impostos e exigir...

O padrão a ser buscado

É preciso ampliar e replicar o sucesso das escolas...

Parados no tempo

Não avançaremos se a lógica política continuar a ser...

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

Petrobrás na contramão do futuro do planeta

Na contramão do compromisso firmado pelo Brasil na COP...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!