Míriam Leitão: Bolsonaro sela o seu destino

O ex-presidente da República provavelmente ficará inelegível, pode ser preso e se torna cada vez mais tóxico para o PL

Ailton Barros, um militar da reserva, em conversa com o tenente-coronel da ativa Mauro Cid, o braço direito do então presidente da República, diz o seguinte: “Eu sei dessa história da Marielle toda, irmão, sei quem mandou. Sei a porra toda. Entendeu? Está de bucha nessa parada aí”. Eles conversavam intensamente para cometer crime, fraudar documentos públicos, o que foi consumado quando o ConectSUS foi acessado a partir do IP do Palácio do Planalto. Tudo para que várias pessoas, entre elas Jair Bolsonaro, se beneficiassem dessa mentira. Cid só não é comandante de tropa agora porque o governo Lula impediu, mas o Exército queria promovê-lo.

A história que foi revelada ontem ao Brasil é estarrecedora em todos os seus detalhes e sela o destino de Jair Bolsonaro. Depois de mais esse caso, ele provavelmente ficará inelegível, pode acabar preso e se torna, a cada dia mais, uma pessoa tóxica para a estrutura política do PL que ainda lhe dá respaldo.

Bolsonaro foi muito fundo nos seus atentados contra a saúde pública. Para não se vacinar e evitar qualquer ônus decorrente, como não poder entrar nos Estados Unidos, ele mobilizou o aparato do Estado e sua rede política através do seu ajudante de ordens. A operação para fraudar documentos e cometer crime de falsidade ideológica, entre outros, foi montada na conexão entre o Planalto e Duque de Caxias.

E por que Ailton e Cid estavam tendo essa conversa sobre Marielle? É que para fraudar registros do SUS através da estrutura da prefeitura de Duque de Caxias, ele estava pedindo um favor em troca. “Entre a gente, não vai existir nunca essa história, entendeu? Então vamos lá, é visto cancelado. Quem é esse garoto? Esse garoto Marcello Siciliano era um vereador do Rio que foi acusado de ser o mandante da morte de Marielle, aí depois o cara confessou que inventou a história”.

Dessa conversa típica de bandidos, que falam sem qualquer cerimônia no assassinato da vereadora Marielle Franco, participa o coronel que tinha senhas bancárias de Bolsonaro, pagava contas da família do presidente, que foi muito mais do que seu cargo indicava. Ajudante de ordens tem proximidade, o tenente-coronel Cid tinha cumplicidade com o então presidente.

Bolsonaro presidiu um país no qual morreram pelo menos 700 mil pessoas de Covid. Ele não tomou vacina, mandou fraudarem sua carteira de vacinação e a colocou em sigilo de 100 anos. Estimulou as pessoas a não se vacinarem e, até hoje, o país carrega as sequelas disso com a queda da cobertura vacinal. Quanto ao coronel, foi nomeado para comandar o Primeiro Batalhão de Ações de Comandos. As tropas mais próximas do Distrito Federal. Quando o governo Lula determinou que ele não assumisse, o comandante do Exército Júlio César de Arruda se insurgiu. Teve que ser substituído.

O ministro Alexandre de Moraes lista os possíveis crimes cometidos por Cid e outros que se uniram em quadrilha: infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores. A falsificação pegou a família do Cid, Bolsonaro e sua filha, os seguranças que foram para os Estados Unidos, dezenas de pessoas.

Diante de todas as evidências, áudios, documentos, a vice-procuradora geral Lindôra Araújo, em nome do procurador-geral Augusto Aras, o que diz? Que Bolsonaro não sabia de nada, que foi tudo feito à revelia dele, inclusive falsificar documento da filha adolescente do ex-presidente. “Não há lastro indiciário mínimo para sustentar o envolvimento do ex-presidente”. Segundo ela, o coronel Cid “teria arquitetado e capitaneado toda a ação criminosa”. O ministro Alexandre de Moraes reage dizendo que essa versão da PGR “não é crível” e “não há qualquer indicação que conceda credibilidade a isso”.

Bolsonaro está envolvido em mais uma teia de um novelo de crimes. O onipresente Mauro Cid foi o mesmo que mobilizou o aparato da presidência e avião da FAB para tentar liberar as joias milionárias sauditas. Tanto na falsificação do cartão de vacinação, quanto nas joias, eles estavam apressados. Queriam que tudo estivesse resolvido até a partida do então presidente da República para os Estados Unidos. Nem Bolsonaro, nem seu antigo ministro da Justiça, Anderson Torres, queriam estar em Brasília no dia 8 de janeiro. Já Mauro Cid gostaria de estar comandando tropas em Goiás, bem perto da capital. (Com Ana Carolina Diniz/O Globo – 04/05/2023)

Leia também

O padrão a ser buscado

É preciso ampliar e replicar o sucesso das escolas...

Parados no tempo

Não avançaremos se a lógica política continuar a ser...

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

Petrobrás na contramão do futuro do planeta

Na contramão do compromisso firmado pelo Brasil na COP...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!