Cristovam Buarque: Ritaleegria

Rita Lee é sinônimo de irreverência, rebeldia, coragem, vanguardismo, mas sobretudo sinônimo de alegria

Rita Lee escreveu um divertido auto obtuário, um meu seria menos divertido: “teve o privilégio de ser contemporâneo da Rita Lee, de quem recebeu parte das alegrias que viveu”. Não escolhemos o período de vida, nem o nascimento, nem a morte, por isto é sorte viver no mesmo tempo que pessoas como Chico Buarque, Sebastião Salgado, Pelé, Caetano Veloso e outros personagens. Cada um enriqueceu minha vida, mas Rita Lee foi certamente a contemporânea que mais encantou, mais provocou e mais alegria passou. Ela foi uma “ritaleegria” com suas composições e performances.

Muitos classificam sua música como rock, mas seu estilo merece o nome de rita, ritmo próprio, conforme o gosto do ouvinte. Para mim, diversas músicas dela são frevo, a música de minha origem. Ao ouvi-la, não se consegue ficar imune, tanto quanto ao ouvir um frevo. Deu um toque próprio e contemporâneo, ainda mais alegre, com a alegria que lhe caracterizava e que ela deixou em suas criações e desempenhos.

Rita Lee é sinônimo de irreverência, rebeldia, coragem, vanguardismo, mas sobretudo sinônimo de alegria.

O Brasil inteiro ficou menos alegre desde quando ela se afastou por causa da doença, ainda mais agora com seu falecimento. Ficam suas músicas e seus shows gravados. Mas já não teremos novas músicas, nem novos shows. A alegria fica disponível, mas não vai crescer como desejamos. É como se uma fábrica de alegria interrompesse definitivamente sua produção.

Uma fábrica chamada ritaleegria (Blog do Noblat/Metrópoles – 13/05/2023)

Cristovam Buarque foi senador, governador e ministro

Leia também

Werneck Vianna, intérprete do Brasil contemporâneo

Difusor do pensamento gramsciano no Brasil, produziu ensaios que servem de referência para o estudo do liberalismo, do Judiciário e da nossa modernização conservadora.

Diplomacia do governo Lula tem dualidade insustentável

Uma política antiamericana no Brasil não tem a menor chance de dar certo, o que não significa apoio incondicional nem alinhamento automático aos EUA.

Lula chamou Netanyahu para dançar um minueto

Lula errou politicamente. Não sabemos se foi arroubo de oratória ou deliberado. Não vai se desculpar, porém já sabe que precisa relativizar as declarações sobre a guerra de Gaza.

Quando outubro vier

Já escrevi isso algumas vezes e repito aqui: a...

Muitos militares não assimilaram a nova doutrina de defesa

A velha doutrina de segurança nacional se encaixava como uma luva na trajetória histórica de combate aos “inimigos internos”, mas entrou em colapso quando os EUA apoiaram o Reino Unido contra a Argentina.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!