Nota oficial – Dia do Trabalhador: Pensar o 1º de maio na perspectiva do século XXI

Nota oficial – Dia do Trabalhador

Pensar o 1º de maio na perspectiva do século XXI

O Cidadania saúda neste 1º de maio todas as trabalhadoras e todos os trabalhadores brasileiros, uma data de profundo significado histórico para o avanço dos direitos humanos e do combate às desigualdades e para a criação de um mundo mais justo e fraterno, ideais que trazemos desde a nossa origem, ainda como PCB.

É um dia que marca a luta dos trabalhadores e suas conquistas em quase um século e meio. A ideia de que um dia a classe operária seria dominante moldou o mundo como o conhecemos. Mas essa ideia foi superada com o fim da União Soviética e em um mundo em profunda transformação.

É nessa perspectiva que precisamos cada vez mais discutir e entender as lutas do 1º de maio: na chave das mudanças do mundo do trabalho, numa economia globalizada, descentralizada e cada vez mais robotizada e automatizada.

Mudanças que serão aceleradas nesta próxima década pelas diversas aplicações da inteligência artificial, que extinguirão milhões de postos de trabalho. Que saibamos vencer, livres de dogmas do passado, os desafios que essas novas tecnologias disruptivas já estão provocando, sem deixar nenhum brasileiro para trás.

O chão de fábrica como víamos no século passado já não mais existe. Nem a classe operária é aquela do capitalismo industrial. Quanto mais demorarmos a aceitar a realidade, mais desigualdades ela provocará. Essa é uma das maiores urgências do Brasil.

Roberto Freire
Presidente Nacional do Cidadania

Leia também

Com grande festa, Cidadania da Bahia se prepara para eleições de 2024

A Bahia nunca decepciona. Foi em uma grande festa,...

Juventude23 se reúne com Comte e apresenta metas para eleições 2024

O presidente nacional do Cidadania23, Comte Bittencourt, se reuniu...

Cidadania Bahia reúne lideranças e pré-candidatos nesta terça

O Cidadania da Bahia realiza nesta terça-feira (23), a...

Piauí: Edital de convocação extraordinária

Nos termos do Estatuto Partidário e da legislação em...
Artigo anterior
Próximo artigo

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!