Nota oficial
Contra o protofascismo e o antissemitismo de esquerda na Unicamp
O Cidadania lamenta que militantes ditos de esquerda tenham logrado interromper, de forma violenta e autoritária, a realização da Feira das Universidades Israelenses na Unicamp nesta segunda-feira. Que pensamento progressista é esse que ataca um evento que promoveria intercâmbio cultural e acadêmico entre dois países, especialmente quando um deles vive uma escalada autoritária da extrema-direita?
São, na verdade, protofascistas, não importa em que ponto do espectro ideológico se localizem. Arriscam-se a serem tomados como antissemitas num momento em que deveriam – isso, sim – apoiar a luta do povo israelense para impedir que Benjamim Netanyahu fira de morte uma das poucas democracias da região, o que teria graves consequências para uma solução pacífica da questão Árabe-Israelense.
O verdadeiro pensamento progressista defende a Solução de Dois Estados, bandeira que levantamos desde quando ainda éramos PCB, partido que deu origem ao PPS, atualmente Cidadania. Continuamos em busca de uma sociedade em que a política – e, reitere-se, aquele era um encontro cultural e acadêmico – não seja um divisor da sociedade, mas a base para um diálogo democrático entre diferentes, para a busca de consensos e a solução pacífica de conflitos.
Universidade é espaço democrático por excelência e não pode ser transformada em território de pensamento único imposto por violência física e retórica. Nossa solidariedade à comunidade judaica e acadêmica.
Roberto Freire
Presidente Nacional do Cidadania