Marco Antonio Villa: O Brasil republicano voltou

O cotidiano presidencial agora é normal. Lula viaja para ver de perto áreas atingidas por desastres naturais e inaugurar obras

Em dias sem Bolsonaro! O Brasil está vivendo um novo clima. Não que nossos problemas foram resolvidos. Seria impossível em tão curto espaço de tempo. Mas é inegável que a tensão política foi diminuindo a cada dia, especialmente após o golpe fracassado de 8 de janeiro que teve na sua liderança Jair Bolsonaro. Hoje, os jornalistas podem percorrer as ruas sem temer pela sua própria vida. A canopla, que era escondida, voltou ao microfone. A notícia é apresentada ao público sem que o jornalista tenha de dissimular para qual empresa está trabalhando. O dia a dia do presidente da República voltou ao normal.

Ele viaja pelo País, visita tanto as zonas atingidas por algum desastre natural, como também para inaugurar obras. O clima bélico dos deslocamentos presidenciais desapareceu. As motociatas e a caterva que se reunia para saudar o mandrião ficaram no passado. E a linguagem chula, homofóbica e misógina ficou reservada à triste história do último quadriênio presidencial.

As armas como símbolo de liberdade – uma curiosa e trágica inversão de um conceito tão cara ao nosso País – foram deixadas de lado. Pelo contrário, agora serão novamente registradas, controladas, para que não caiam nas mãos de criminosos. O ex-presidente fugiu do Brasil. Desde 1990 que não havia uma transferência republicana de poder. Mas Bolsonaro foi coerente com seu passado não só reacionário: mas antidemocrático e cultor de ditaduras. Aproveitando a ocasião, não vimos mais o titular do poder Executivo federal louvando torturadores. Pelo contrário, o tema direitos humanos voltou a ser a tônica da linguagem presidencial, como sempre deveria ser. Afinal, é o que determina a nossa Constituição.

A barbárie, tão presente no cotidiano governamental e nas falas de Bolsonaro e de seus ministros, simplesmente desapareceu. Que bom foi ouvir palavras de paz, do campo democrático, sem que tivéssemos de nos envergonharmos do presidente da República. O Brasil deixou internacionalmente de ser um Estado pária. Voltamos a fazer parte da comunidade mundial. O isolamento do período bolsonarista é coisa do passado. O Itamaraty retornou ao bom caminho, o caminho do Barão do Rio Branco. O cercadinho – lembram? – hoje não passa de um triste e patético momento da nossa história. As declarações estapafúrdias à caterva bolsonarista, as frases desconexas, seguranças, que deixariam temerosos os cangaceiros de Lampião, evaporaram. Ufa, agora podemos respirar. Voltamos a ser uma República. Mas não podemos vacilar. (IstoÉ – 15/04/2023)

Marco Antonio Villa, historiador, escritor, professor da Universidade Federal de São Carlos (1993-2013) e da Universidade Federal de Ouro Preto (1985-1993). É Bacharel (USP) e Licenciado em História (USP), Mestre em Sociologia (USP) e Doutor em História (USP)

Leia também

Aberta a Caixa de Pandora da política fluminense

As conexões criminosas são conhecidas, mas estavam blindadas pela profundidade e extensão do crime organizado e o pacto de silêncio entre as autoridades no Rio de Janeiro.

25 de Março: 102 anos do PCB

Foi em 25 de março de 1922 que se...

Inquérito do golpe de Bolsonaro pode resultar em nulidades

Não se sabe quem vazou os áudios de Mauro Cid, mas os principais beneficiados são o ex-presidente Jair Bolsonaro e os generais denunciados pelo ex-ajudante de ordens.

Caso Robinho

Em janeiro de 2023, após anos julgamento e sem...

Política externa virou eixo de disputa com oposição

Os ventos também mudaram em Washington, porque a inação de Biden em relação a Israel começa a ter repercussão eleitoral e dividir as opiniões dos democratas.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!