Elio Gaspari: O Planalto estava desguarnecido

O Batalhão do Imperador foi criado em 1823

As invasões do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso tiveram muitas respostas, todas certas. Como bem lembrou o repórter Guga Chacra, o Judiciário e o Legislativo uniram-se ao Executivo, coisa que não aconteceu em Washington em janeiro de 2021. Sobraram perguntas. A mais óbvia é a do financiamento. Segundo o ministro da Justiça, Flávio Dino, pelo menos em dez estados já foram identificadas fontes. Pode-se esperar que as investigações deem nomes aos bois. Restam outras, e entre elas há uma: o que aconteceu com o Batalhão da Guarda Presidencial?

Trata-se de um corpo de tropa criado por Dom Pedro I há exatos 200 anos. Ele existe para proteger o presidente e seus palácios. Jamais aconteceu o que se viu no domingo. Dois imperadores e quatro presidentes foram depostos sem invasões do palácio.

Com sua experiência de criminalista, o advogado Alberto Zacharias Toron já disse que “inquietante é a questão de saber por que o Batalhão da Guarda Presidencial não defendeu o Palácio do Planalto”.

Uma notícia da Agência Brasil, divulgada às 17h02, dava conta de que a tropa do Batalhão da Guarda estava chegando ao palácio. O Planalto havia sido invadido às 15h10. Entre os invasores havia pelo menos um espertalhão, pois levaram equipamentos de fotografia do onipresente Ricardo Stuckert.

Inquietante é também que o general da reserva Hamilton Mourão, ex-vice-presidente da República e atual senador eleito pelo Rio Grande do Sul, tenha dito que “o controle da anarquia é responsabilidade do governo do Distrito Federal”. Se um capitão dissesse isso ao general quando ele estava no serviço ativo, talvez fosse preso. Em seguida, Mourão foi mais específico:

— Repito que o governo do Distrito Federal é responsável e, caso não tenha condições, que peça ao governo federal um decreto de GLO.

GLO são as iniciais das operações de Garantia da Lei e da Ordem, nas quais o governo mobiliza efetivos militares para preservar a tranquilidade pública. A sugestão, vinda de Mourão, ou de qualquer outra pessoa, é mais um motivo de inquietação. Por que o presidente deveria baixar um decreto de Garantia da Lei e da Ordem, se o palácio estava invadido? O Batalhão da Guarda Presidencial não precisa de decreto para guardar o palácio presidencial.

Desde 2018, quando o general Eduardo Villas Bôas soltou seu famoso tuíte, é pública a malquerença de uma parte da oficialidade com Lula. Agora mesmo, o comandante da Marinha não passou o cargo ao sucessor, apesar de ter comparecido, em trajes civis, ao almoço que o almirante Marcos Sampaio Olsen ofereceu aos colegas em sua casa.

Lula governou o Brasil por oito anos sem qualquer encrenca com os militares. A oposição ao seu governo jamais flertou com golpes. O mesmo não se pode sequer pensar hoje. Está nas livrarias “Poder camuflado”, do repórter Fabio Victor. Ele reconstitui a origem da malquerença de militares com os governos petistas. Lê-lo ajudará a não repetir erros.

Vivandeiras civis e oficiais pensando em golpe fazem parte da vida nacional desde a segunda metade do século XIX. Bolsonaro adicionou a esse prato os ingredientes da indisciplina nas polícias militares e dos cidadãos dispostos a acampar pedindo um golpe militar. (O Globo – 11/01/2023)

Elio Gaspari, jornalista e escritor

Leia também

Com o Congresso, tudo; sem o Congresso, nada

NAS ENTRELINHASUm passeio pela história serve para reflexão sobre...

O padrão a ser buscado

É preciso ampliar e replicar o sucesso das escolas...

Parados no tempo

Não avançaremos se a lógica política continuar a ser...

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

Petrobrás na contramão do futuro do planeta

Na contramão do compromisso firmado pelo Brasil na COP...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!