Carlos Andreazza: O orçamento secreto continua

A redação final da Lei Orçamentária confirma o que se desenhava desde o parecer de Elmar Nascimento para a PEC da Transição

Atenção ao artigo 4º da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023. A redação final confirma o que se desenhava desde o parecer de Elmar Nascimento — atenção também a esse personagem — para a PEC da Transição. Que, movendo-se, a estrutura operacional do orçamento secreto permaneceria, driblado o Supremo Tribunal Federal (STF).

Para os que ainda tinham dúvida, aprovada a emenda à Constituição que resolveu o fim do governo Bolsonaro e o início do de Lula, a LOA confirma: a PEC também assegurava tranquilidade às reeleições de Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, mantido o sistema autoritário e obscuro do orçamento secreto e, claro, contornado o STF.

Esta é a constante: fintado o STF. A LOA confirma.

O relator-geral do Orçamento, Marcelo Castro, é objetivo e transparente na jogada. Informa-nos — por meio de gato à lei orçamentária — que não seria na vez dele que a figura que ora encarna, agente-pivô no exercício do orçamento secreto, seria esvaziada em seu poder. Era previsível. Que se ajeitaria para que nada mudasse.

O homem deu um jeito. A segunda complementação de voto que armou formaliza a gambiarra que acusáramos no artigo “PEC do orçamento secreto”, ao vedar o cancelamento, sem aval do relator, de dotações de despesas discricionárias que decorram de indicações do relator; e assim dispondo — avalie-se — sobre dinheiros que caberiam ao Executivo.

Viva o relator!

O puxadinho é obra-prima. No acordo pela PEC da Transição, e já estava dado o que viria a seguir, costurou-se para deslocar quase R$ 10 bilhões, outrora sob emenda do relator (rubrica RP9), às RP2, sob guarda do Executivo, explicitado, no entanto, que a destinação dos recursos ficaria sujeita a indicações apresentadas pelo relator-geral do Orçamento. A brecha tinha texto nada oculto.

O desenho estava traçado na PEC. E o relator-geral então veio, aos 48 do segundo tempo, para preencher o espaço e colorir a cousa na lei orçamentária. Venda casada. A grana vai para RP2, rubrica, no papel, sob gestão dos ministérios, morta a emenda do relator e atendido o Supremo, mas, na prática, a distribuição não poderá ser dirigida pelo governo, senão com o aval do relator.

Cumpre-se o estabelecido pelo STF ludibriando o estabelecido pelo STF.

A grana vai para RP2, sob o que seria controle formal do governo, mas não poderá ser designada pelo governo. Castro fixou que a destinação de verbas deslocadas para sob as asas do Executivo mantenha o rachuncho definido pelos donos do Congresso antes de o Supremo haver declarado a inconstitucionalidade das emendas do relator.

É um esculacho. O homem, porém, não agiu (não esculachou) sozinho. Tem lastro. Isso é engenharia de sociedade. Sendo óbvio que o gabinete de transição — que Lula — concordou com a manobra. Uma solução pela governabilidade. Né?

Afinal, o relator minou a discricionariedade do governo na administração de cerca de R$ 10 bilhões que um acordo — pela aprovação da PEC, certo? — teria transferido ao Executivo; e minou de modo a manter sob direção do Parlamento, relator como fachada, o futuro dos dinheiros.

Seria — lógica elementar — quebra de palavra; isso se o acordo não fosse exatamente por esse fim. Não há bobos nem traídos. Também porque, cabendo a execução das emendas aos ministérios, o governo guarda o controle — o tempo — das liberações. Um amarrando o outro. A mesma estrutura de atividade do orçamento secreto.

Verbas realocadas, finada a emenda do relator, para as mesmas destinações apontadas pelo Parlamento quando ainda funcionava a emenda do relator. Verbas realocadas, finada a emenda do relator, para o que seria cota dos ministérios — proibidos os ministérios, na LOA, de alterar o destino das emendas, cabendo-lhes, contudo, soltar as pratas. A mesma estrutura de exercício do orçamento secreto.

A negociação pela permanência do esquema é séria, profissional mesmo, conforme exibe a possibilidade de o supracitado Elmar Nascimento se tornar ministro da Integração Nacional.

O deputado, relator da PEC da Transição na Câmara, parceiro de Lira na solução pela continuidade do orçamento secreto, é senhor da Codevasf, uma das superfícies preferenciais para aplicação da bufunfa do orçamento secreto, companhia que provavelmente ficará sob o Ministério da Integração Nacional, pasta cujo orçamento, ainda na forma atual de Desenvolvimento Regional, foi robustecido com a expansão fiscal promovida pela emenda à Constituição relatada por Nascimento.

Ciclo perfeito, perfeitamente fechado. Pura arte.

Faltaria ainda, por justiça a essa pintura, um ministério para Davi Alcolumbre, aquele que fez os vales dos rios São Francisco e Parnaíba chegarem ao Amapá. O União Brasil — a união pelo Brasil! — merece. (O Globo – 27/12/2022)

Leia também

O padrão a ser buscado

É preciso ampliar e replicar o sucesso das escolas...

Parados no tempo

Não avançaremos se a lógica política continuar a ser...

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

Petrobrás na contramão do futuro do planeta

Na contramão do compromisso firmado pelo Brasil na COP...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!