Metas ‘precisam de uma ação muito enérgica por parte do governo, o responsável pela política pública’, afirma a senadora, que participou da conferência ano passado e confirmou presença este ano, no Egito (Foto: Reprdução/Rede Social)
Integrante da Comissão de Meio Ambiente do Senado, a líder do Cidadania na Casa, Eliziane Gama (MA), ressaltou a importância de o Brasil cumprir as metas assumidas em edições anteriores da Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que este ano será realizada no Egito, a COP 27, de 6 a 18 de novembro.
“O Brasil, diante de 100 países, fez compromissos que são muito importantes, como por exemplo o desmatamento zero; a redução, até 2028, para até 50% da emissão de gases de efeito estufa até 2030, também uma meta muito fundamental”, lembra a senadora, que confirmou presença na COP 27.
O encontro no Egito reúne representantes dos 196 países que assinaram o Acordo de Paris, que prevê metas para a redução da emissão de gases do efeito estufa. Um novo acordo sobre as mudanças climáticas envolveria um esforço extra para reduzir as emissões ainda nesta década, com países mais ricos e instituições financeiras internacionais fornecendo fundos e auxílio técnico para ajudar as economias emergentes a acelerar a própria transição para energia renovável.
“As metas são ambiciosas e o Brasil precisa fazer sua parte cumprindo os compromissos assumidos que, para serem cumpridos, precisam de uma ação muito enérgica por parte do governo federal, que é o responsável pela política pública”, diz Eliziane Gama. (Com informações da Rádio Senado)