Roberto Freire recebe representantes de missão do Carter Center

Organização irá focar nos aspectos do processo eleitoral brasileiro, incluindo a tecnologia de votação, mas não certificará nem inspecionará a tecnologia das urnas eletrônicas (Foto: Divulgação)

O presidente nacional Cidadania, Roberto Freire, recebeu em Brasília, nesta sexta-feira (02), representantes de uma missão do Carter Center, organização que atua dentre outras atividades como observador em processos eleitorais. O Carter Center é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 1982 pelo ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter, e exerce o papel de mediador em crise e reforça os sistemas nacionais, regionais e internacionais dedicados à democracia e os direitos humanos.

Segundo Nicolas Bravo, chefe da missão da organização no Brasil, os especialistas do Carter Center irão focar em alguns dos principais aspectos do processo eleitoral brasileiro, incluindo a tecnologia de votação, mas não certificará nem inspecionará a tecnologia das urnas eletrônicas.

“Devido ao tamanho reduzido da missão não está no escopo dessa empreitada uma avaliação do processo de votação ou de contagem, e nem caberá à missão realizar uma avaliação geral da eleição”, explicou Bravo.

Ele disse que a missão se dá a partir de convite do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e irá se reunir com os atores políticos do processo eleitoral, incluindo o próprio Tribunal, partidos políticos e candidatos, organizações da sociedade civil, veículos de mídia, e observadores internacionais e domésticos.

“Nunca imaginei que enfrentaríamos uma situação dessa de observadores para acompanhar [neste nível] o nosso processo eleitoral. Tudo isso se deve a alguém na Presidência que trabalha contra o Brasil”, afirmou Roberto Freire, ao criticar os ataques do presidente Jair Bolsonaro à segurança das urnas eletrônicas.

O presidente do Cidadania disse que não há nenhuma comprovação de manipulação do resultado do processo eletrônico de votação alegado por Bolsonaro, que na sua opinião demonstra total desconhecimento do sistema que o elegeu presidente e deputado federal várias vezes.

“Nós da coligação Brasil para Todos [Cidadania, MDB, PSDB e Podemos] fomos os primeiros a nos manifestar contra os ataques infundados à Justiça Eleitoral e ao sistema de urnas eletrônicas, reafirmando que vamos respeitar democraticamente a decisão das urnas”, lembrou Freire.

Bravo informou no encontro com o presidente do Cidadania que após a conclusão do processo eleitoral no País, o Carter Center irá publicar um relatório final com as principais conclusões e recomendações.

“Desejamos que a missão do Carter Center no Brasil seja corada de sucesso no acompanhamento do nosso processo eleitoral de outubro”, ressaltou Freire, um dos coordenadores da coligação que apoia a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB) à Presidência da República.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!