Marcelo Godoy: Os generais e a carta democrática

Ao escrever Sobre o Conceito de História, Walter Benjamin concluiu que a verdadeira imagem do passado escapa rápido. E viu no anjo da tela Angelus Novus, de Paul Klee, a história, que avança para o futuro com o rosto para trás, sem se poder deter para despertar os mortos e reunir o despedaçado, pois uma tempestade a impulsiona para frente.

Em nossos dias, o anjo de Klee olha para o governo Bolsonaro e os militares. E nos pergunta: por que nenhum general assinou o manifesto Estado de Direito Sempre!, reedição da Carta aos Brasileiros de 1977? Só um entre dez deles da reserva indagados pela coluna disse ter sido consultado. O general esteve no governo Bolsonaro, de quem hoje é crítico. Mas se negou a assinar o texto, apesar de concordar com o movimento. E o fez por duas razões: expressa opiniões publicamente e as considera alinhadas à carta. Acredita que o documento traz um ranço pretérito, quando seria necessário olhar para o futuro. Defensor para as Forças Armadas da obediência ao poder civil, ele disse que este, em nosso País, ainda falha muito nesse campo.

Outros generais concordaram com a carta. “É uma reação ao ambiente ruim de falta de respeito institucional e pessoal que estamos vivendo. É um chamamento para que todas as disputas sejam feitas de maneira respeitosa, dentro da lei e dos princípios democráticos, como tem de ser”, disse Santos Cruz. Para ele, a iniciativa mobiliza forças para proteger a democracia. O brigadeiro Sérgio Xavier Ferolla afirmou: “Trata-se de reafirmar a confiança no processo eleitoral. Assim, reitero minha confiança de sempre”.

A República sempre foi sacudida por manifestos militares, desde o testamento de Floriano Peixoto. Após a redemocratização, eles sumiram em obediência ao poder civil. Quem precisa revivê-los é Bolsonaro. Insatisfeito por levar para seu palanque apenas o então general da ativa Eduardo Pazuello, ele quer agora fazer desfilar a guarnição do Rio em um comício eleitoral no 7 de Setembro. Vilipendiam-se a Nação e as Forças Armadas quando a festa da Independência é usurpada pelo candidato.

Ao escrever sobre Benjamin, Hannah Arendt o qualificou como “pescador de pérolas”, dotado de algo raro: pensar poeticamente. Foi em 1940, no exílio francês, que Benjamin fez suas teses sobre a história. “O dom de despertar no passado as centelhas da esperança é privilégio exclusivo do historiador, convencido de que também os mortos não estarão em segurança se o inimigo vencer. E esse inimigo não tem cessado de vencer.” Ainda hoje o anjo de Klee olha para trás. É a tempestade que o leva para o futuro, enquanto o bolsonarismo procura aumentar a pilha de escombros rumo ao céu. (O Estado de S. Paulo – 03/08/2022)

Marcelo Godoy, repórter especial

Leia também

O padrão a ser buscado

É preciso ampliar e replicar o sucesso das escolas...

Parados no tempo

Não avançaremos se a lógica política continuar a ser...

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

Petrobrás na contramão do futuro do planeta

Na contramão do compromisso firmado pelo Brasil na COP...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!