Flávia Oliveira: Passado e futuro em disputa

No mesmo fim de semana em que o presidente da República anunciou a celebração militar do Bicentenário da Independência na Praia de Copacabana, mulheres negras voltaram a marchar, após dois anos, contra o racismo e pelo bem viver na famosa pista à beira do Atlântico. O calçadão foi delas. Hoje, o Instituto Marielle Franco e o movimento Mulheres Negras Decidem realizam o primeiro encontro nacional de candidatas afro-brasileiras às assembleias legislativas nas eleições 2022. E um par de podcasts reivindica o protagonismo negro e o feminino na emancipação do Brasil. No país, o futuro está em construção, e o passado em disputa.

Não é trivial que uma nação assentada na escravidão e no patriarcado, desigual a perder de vista, sob um governo de extrema direita em que o chefe do Executivo federal ataca, dia sim, dia também, as urnas eletrônicas e as autoridades eleitorais, encontre tempo, espaço, gente disposta a passar a limpo a História e a sonhar o porvir. Mulheres negras marcharam pela oitava vez no Rio de Janeiro denunciando violações de direitos e cobrando igualdade. Fecharam a semana em que 19 representantes de organizações da sociedade civil brasileira foram recebidos, em Washington (EUA), no Departamento de Estado, na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, por embaixadores da OEA e por parlamentares no Capitólio, incluindo o senador democrata Bernie Sanders, para agenda em defesa do sistema eleitoral. O roteiro é parte da estratégia para dar visibilidade internacional às ameaças e arregimentar apoio à democracia no país.

“Estamos Prontas” é a iniciativa de incidência política que reuniu 27 candidatas a deputada estadual, negras, LGBTQIA+, periféricas, uma de cada unidade da Federação. No encontro de hoje, elas apresentarão um rol de compromissos em justiça social, racial e de gênero a ser cobrados do próximo presidente da República. Remotamente, participa do evento a vice-presidente eleita da Colômbia, Francia Márquez, que visitou o Brasil em fins de julho.

É sintomático que iniciativas recentes de revisitar a História do Brasil, tendo ao centro pessoas negras e mulheres, venham na forma de podcast. Grupos invisibilizados pelos registros escritos dos livros escolares estão sendo resgatados pela via que os manteve vivos, a oralidade. “Mulheres na Independência” é um podcast com seis episódios, um por semana, dedicados a heroínas nacionais. Tem roteiro e apresentação de Antonia Pellegrino e pesquisa da historiadora Heloisa Starling e de seu grupo República, da UFMG. O primeiro episódio entrou no ar anteontem. É dedicado a Hipólita Jacinta Teixeira de Melo, líder desconhecida da Conjuração Mineira (1789-1792), que tem como ícone e mártir Tiradentes. Até 7 de setembro, a cada quarta-feira, virão Bárbara de Alencar (Revolução Pernambucana, 1817); o trio Maria Felipa de Oliveira, Urania Vanério e Maria Quitéria, referências na Independência da Bahia, 1822-1823; e a Imperatriz Leopoldina (Proclamação da Independência, 1822). Urânia Vanério foi uma menina baiana que, aos 10 anos de idade, escreveu um panfleto contra a tirania da Coroa portuguesa. A historiadora Patrícia Valim, da UFBA, chegou ao nome dela recentemente.

Amanhã, estreia “Querino”, o podcast da blockbuster Rádio Novelo, com apresentação e coordenação do premiado jornalista Tiago Rogero, consultoria da historiadora Ynaê Lopes dos Santos (autora do recém-lançado “Racismo brasileiro: uma história da formação do país”, da editora Todavia) e apoio do Instituto Ibirapitanga. A empreitada, que apresenta a Independência do Brasil sob a ótica e a atuação de africanos escravizados e seus descendentes, foi inspirada no “The 1619 Project”, do New York Times. Em 2019, sob coordenação de Nikole Hannah-Jones, o jornal americano apresentou a participação dos negros na formação dos Estados Unidos a partir da chegada do primeiro navio com africanos escravizados, mais de um século e meio antes da Independência, em 1776.

Nos últimos dois anos e meio, Rogero se dedicou a pesquisas, entrevistas e produção dos oito episódios e um site, já no ar. O nome do projeto é homenagem a Manoel Raimundo Querino (1851-1923), intelectual e abolicionista baiano, pioneiro em estudos sobre o papel dos africanos e dos afro-brasileiros no desenvolvimento do Brasil. “Ele é considerado o primeiro brasileiro, negro ou branco, a detalhar, analisar e fazer justiça às contribuições africanas no Brasil. Foi o primeiro intelectual a tratar positivamente o negro e o africano na nossa História. Revolucionário”, conta o jornalista.

O grande texto de Querino, informa Rogero, é “O colono preto como fator da civilização brasileira”, de 1918. Na obra, defende que o colono preto — não o escravizado — é o fator máximo da riqueza econômica do Brasil. Foi o produto do trabalho negro, continua, que legou ao país instituições científicas, letras, artes, comércio, indústria. Querino é estrela do quarto episódio. Na estreia, o projeto desmistifica o mito da independência proclamada pelo príncipe altivo sobre o cavalo branco. Quem assinou a emancipação de Portugal, conta a historiadora Ynaê, foi Maria Leopoldina, regente interina, enquanto o marido, Pedro I, voltava de viagem. E lembra o sangue derramado de negros e caboclos, por mais de ano na Bahia, com protagonismo de Felipa, até a retirada da frota portuguesa em 2 de julho de 1823, bicentenário no ano que vem. (O Globo – 05/08/2022)

Leia também

O padrão a ser buscado

É preciso ampliar e replicar o sucesso das escolas...

Parados no tempo

Não avançaremos se a lógica política continuar a ser...

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

Petrobrás na contramão do futuro do planeta

Na contramão do compromisso firmado pelo Brasil na COP...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!