Eliziane Gama é premiada entre os melhores parlamentares do ano no Senado

Senadora também foi uma das mais bem avaliadas por jornalistas do Prêmio Congresso em Foco (Foto: Jéssica Marschner)

A líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), foi premiada nesta quinta-feira (26) entre os melhores parlamentares do ano na Casa pelo júri especializado da 15ª edição do Prêmio Congresso em Foco.

A senadora também ficou entre as mais bem avaliadas pelos 25 jornalistas dos mais diferentes veículos e perfis profissionais que acompanham diretamente o Congresso Nacional, convidados pela organização do prêmio.

Além dos jornalistas, também escolheram os melhores parlamentares do ano o júri especializado e o público pela votação na internet.

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) foi escolhido como o melhor parlamentar do ano no Senado. Além de Eliziane Gama, também foram premiados nesta categoria os senadores Paulo Paim (PT-RS) e Otto Alencar (PSD-BA).

Já o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foi escolhido por jornalistas como o melhor do Senado em 2022. Simone Tebet (MDB-MS), Alessandro Vieira (PSDB-SE), Fabiano Contarato (PT-ES) e Eliziane Gama ficaram entre estão entre os mais bem avalizados pelos profissionais de imprensa. 

O prêmio

O Prêmio Congresso em Foco foi criado, em 2006, para ‘fortalecer a democracia, estimular a cidadania a avaliar o desempenho de deputados e senadores e valorizar aqueles que, no entendimento da sociedade, melhor a representam’, de acordo com os organizadores.

Disputaram o prêmio os parlamentares que exerceram o mandato por ao menos 60 dias este ano, que não são alvos de denúncia criminal e que não respondem a ações penais ou de improbidade administrativa.

Os premiados foram selecionados por três grupos: o público, na votação da internet; jornalistas que acompanham o Congresso, e um júri especializado, com representantes dos meios empresarial, trabalhista, acadêmico e do terceiro setor.

Segundo os organizadores, ‘a disputa na internet recebeu este ano mais de 2,5 milhões de votos’, com ‘votação foi monitorada por especialistas em segurança digital, auditada internamente pelo Congresso em Foco e fiscalizada pela APCF (Associação dos Peritos Criminais Federais).

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment