Pedro Cafardo: Alguns números para vigiar debate eleitoral

Dias atrás, um candidato à Presidência fez afirmações equivocadas ou mesmo mentirosas sobre dados de governos passados. Cada vez mais, à medida que a campanha eleitoral avança, “fake news” serão jogadas no colo dos eleitores.

Nesta coluna, pretende-se apresentar números básicos objetivos, sem qualificação, sobre os oito governos desde a volta das eleições diretas, em 1989. São alguns indicadores macroeconômicos e sociais geralmente utilizados para avaliar o desempenho de um governo, como inflação, PIB, dívida externa, mortalidade infantil, desemprego etc.

Como o colunista não dará sua opinião, caberá ao leitor observar os números e tirar conclusões. Alguns ex-presidentes ou correligionários deles, para justificar maus desempenhos, poderão sempre apelar para a velha tese da herança maldita. Outros, como já fizeram muitas vezes, argumentarão que resultados posteriores positivos se devem à herança bendita, aquela decorrente de medidas tomadas por governos que precederam àquele que apresenta bons indicadores.

Muitas medidas, de fato, têm efeitos favoráveis ou desastrosos a médio prazo. Discutem-se hoje, por exemplo, as sequelas da implantação do teto de gastos na gestão Michel Temer. Economistas liberais consideram que o teto impediu políticas de populismo fiscal. E progressistas dizem que a medida amarrou as mãos dos formuladores de política econômica, bloqueou investimentos e teve forte impacto recessivo.

Outro exemplo: a PEC da “Bondade”, que atropela o teto e autoriza gastos de R$ 41,2 bilhões até 31 de dezembro, com evidentes objetivos eleitorais, terá implicações fiscais no próximo governo. Costuma-se dizer que contra fatos não há argumentos, embora um empresário importante do passado recente do país, José Mindlin, certa vez tenha invertido, sábia e jocosamente, o sentido da frase dizendo que “o economista é aquela pessoa para a qual contra argumentos não há fatos”.

As tabelas abaxio, elaboradas pelo economista Robinson Moraes, do Valor Data, mostram dados incontestáveis dos últimos 33 anos. Retratam fatos e serão úteis para checar possíveis citações de candidatos. Os itens são limitados, naturalmente. Não trazem alguns indicadores importantes como o número de pessoas que passam fome (33 milhões). Nem dados ambientais e sobre segurança pública, estupros, assassinatos etc, que têm chamado a atenção da opinião pública nos últimos anos. Mas são números básicos, que podem indicar para onde está indo uma administração pública.

É possível e já foi até muito usual a manipulação de números no Brasil. Durante a ditadura, dados da inflação e índices de correção eram arranjados. Hoje, com tantas informações disponíveis, ficou mais difícil essa manipulação. Mas há, ainda, muitos torturadores de números. (Valor Econômico – 12/07/2022)

Leia também

O padrão a ser buscado

É preciso ampliar e replicar o sucesso das escolas...

Parados no tempo

Não avançaremos se a lógica política continuar a ser...

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

Petrobrás na contramão do futuro do planeta

Na contramão do compromisso firmado pelo Brasil na COP...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!