Ex-Secretária do Plano Nacional do Livro e Leitura do Brasil marca presença na Bienal do Livro de SP

Renata Costa, ativista em defesa da cultura e educação, vai lançar seu livro em julho

Com quase 30 anos de experiência na cadeia produtiva do livro, desde o setor livreiro até o mercado editorial, Renata Costa participa da Bienal do Livro em São Paulo na última segunda (04).

Renata tem atuado pela democratização do livro e já foi secretária do Plano Nacional do Livro e Leitura do Brasil (PNLL), entre 2017 e 2019. Na Bienal participará de um encontro com Andrés Ossa, Diretor do Centro Regional para el Fomento del Libro (Cerlalc) e Jeimy Hermandez, responsável pela entidade, que é um órgão da UNESCO, na Colômbia.

Jeimy Hermandez já destacou em diversas entrevistas que considera o Plano Nacional do Livro e Leitura um exemplo para o mundo. Para Renata, é uma grande satisfação estar ao lado de grandes autoridades nesse segmento. “O Cerlalc sempre foi parceiro do Plano Nacional Livro e Leitura. Essa iniciativa é referência para todos os 21 países da América Latina e Caribe, que é a região em que o Cerlalc trabalha com o fomento à leitura com editais e políticas públicas”, diz.

Quando foi secretária do PNLL, Renata visitou o Cerlalc e deu uma palestra para o Ministério da Cultura da Colômbia. Na oportunidade, ela levou uma biblioteca daqui para mostrar de exemplo, mas também visitou as bibliotecas comunitárias da região em Bogotá.

O encontro ocorrerá na própria Bienal do Livro de São Paulo.

Experiência de Renata Costa

Secretária do Plano Nacional do Livro e Leitura do Brasil (PNLL), entre 2017 e 2019, e avaliadora de produções e projetos na área do livro nacionais e internacionais, tais como: Prêmio Vivaleitura (Ministério da Cultura e da Educação em parceria com a Organização dos Estados Iberoamericanos para Educação, a Ciência e a Cultura); FLUP (Festa Literária das Periferias); Instituto Pró-Livro (Prêmio Retratos da Leitura no Brasil – IPL); Obras literárias sobre os 200 Anos de Independência (Ministério da Cultura); Programa Iberbibliotecas (América Latina e Caribe); além de diversos editais de difusão e intercâmbios culturais.

Fonte: Site Notícias do Rio (https://www.noticiasdorio.com/colunistas/rafa-gomes/ex-secretaria-do-plano-nacional-do-livro-e-leitura-do-brasil-marca-presenca-na-bienal-do-livro-de-sp%EF%BF%BC/)

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

IMPRENSA HOJE

Folha: Greve em SP para trens e desobedece juiz - Valor: Dólar fecha em R$ 5,15, em mais um dia de alta forte dos juros de longo prazo nos EUA

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!