Eliziane Gama destaca prêmio que reconhece combate à corrupção

Premiação de integridade de empresas, entidades e órgãos governamentais leva o nome de Anadyr de Mendonça, primeira ministra da então CGU (Foto: Pedro França/Agência Senado)

A Comissão de Educação do Senado aprovou o projeto de resolução (PRS 73/2021) relatado pela senador Eliziane Gama (Cidadania-MA)  que prevê a criação, pela Casa, do Prêmio de Integridade Anadyr de Mendonça.

O objetivo da proposta, de acordo com a parlamentar, é reconhecer personalidades, empresas, entidades e órgãos governamentais do país que ofereçam contribuições na promoção da cultura de integridade na administração pública ou no setor privado. O autor da proposta é o senador Alessandro Vieira (PSDB-SE). Agora o projeto segue para a Comissão Diretora do Senado.

Eliziane Gama lembrou que Anadyr de Mendonça, que dá nome ao prêmio e faleceu em 2016, foi a primeira ministra da então Corregedoria-Geral da União, que ela comandou entre abril de 2001 e dezembro de 2002. Esse órgão foi o precursor da atual CGU (Controladoria-Geral da União).

Premiação

De acordo com o projeto, o prêmio seria concedido anualmente, em 9 de dezembro (data em que se celebra o Dia Internacional Contra a Corrupção) ou em data próxima, em sessão no plenário do Senado.

O texto prevê que poderão ser indicados ao prêmio lideranças da sociedade civil, entidades, empresas, servidores públicos e órgãos governamentais que se destaquem na promoção da cultura da integridade pública e privada, por meio de ações relevantes que promovam transparência, acesso à informação e combate à corrupção no setor público e no setor privado.

Também prevê que, para a escolha dos premiados, o conselho responsável pela premiação poderá contar com a cooperação de outros órgãos e instituições públicas e privadas. (Com informações da Agência Senado)

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!