Alberto Aggio: E aqui chegamos!

As pesquisas eleitorais retratam o momento. São fotografias, dizem, mas podem ser vistas também como tendência. Há meses, o retrato e a tendência têm sido os mesmos, com pequenas variações: Lula e Bolsonaro bastante à frente dos outros postulantes. Até o momento, o que vem definindo o quadro é mais a política do que o marketing eleitoral. E, por política entende-se não apenas o movimento para agregação de apoios, o que é importante, mas fundamentalmente o sentido e a perspectiva que os pré-candidatos expressam. Ambos muitas vezes não conseguem ser medidos pelas pesquisas, o que complica a dança dos números.

O fato político que mais chamou a atenção nos últimos dias não foi a indicação de Simone Tebet como pré-candidata do MDB/Cidadania, mas a perda da pré-candidatura de João Doria pelo PSDB, em aliança com esses mesmos partidos. Com o afastamento de João Doria pelo próprio partido – e foi precisamente isso o que aconteceu – não há mais entre os pré-candidatos da chamada “terceira via” (ou quaisquer outros) a menor possibilidade de se construir, em tempo hábil, uma candidatura que consiga agregar em torno de si uma robusta expectativa de poder.

Josias de Souza, comentarista político do UOL, deu a chave para o entendimento do lançamento de Simone Tebet. Diz ele: “a presença de um contraponto feminino (…) faz bem à democracia. O Brasil não termina em 2022. Ainda que Simone não tenha condições de vencer a eleição, é útil que o brasileiro conheça pessoas que possam se apresentar como alternativas para o futuro”. Pode-se deduzir que, para o analista, a candidatura Tebet jogará o papel, por assim dizer, de “café com leite” das antigas brincadeiras infantis. Por óbvio, a “utilidade” de qualquer candidatura presidencial é, antes de tudo, ser capaz de vencer as eleições e para isso, desde já, se mostre como uma expectativa real de poder.

A pré-candidata a presidente da República do MDB/Cidadania não parece ter condições de se mostrar como tal. Os dirigentes de ambos partidos aceitaram e seguiram a fronda que a atual direção do PSDB orquestrou contra Doria, o único que, confrontando abertamente Bolsonaro, evidenciava a possibilidade de construir tal expectativa de poder, especialmente em função de sua gestão como governador de São Paulo durante a pandemia. Em sua primeira aparição como pré-candidata do Centro Democrático – expressão que, ao que parece, passa a ser usada no lugar de “terceira via” – Tebet foi dos velhos chavões de unidade das forças políticas – e isso vindo de um partido como o MDB que, como sabemos, é um “primor” em unidade quando se trata de eleição presidencial – a um arremedo de “feminismo”: “mulher vota em mulher”, disse ela. Uma bravata que contradita a máxima do movimento de que, dentre todas as coisas da vida, “mulher vota em quem ela quiser”!

Ao que parece, a pré-candidata do Centro Democrático não tem propriamente muito mais coisa a dizer. A favor de Tebet deve-se registrar que ela não parece ser uma candidata de si mesma. Entretanto, fica cada vez mais evidente que a sua é uma candidatura instrumental que visa apenas eleger e reeleger deputados federais e eventualmente senadores e governadores. À primeira vista, ficou a impressão de que, com Tebet, o Centro Democrático não ousou apresentar ao país uma candidatura capaz de propor alternativas substantivas diante da polarização, com propostas inovadoras para o futuro do país. Trata-se de uma candidatura voltada para a obtenção de algum êxito nas eleições parlamentares, mas longe da ambição de conquistar a presidência da República.

Enfim, é a isso que chegamos! Entre a “política dos cidadãos”, que expressaria a defesa de interesses maiores, e a “política dos políticos”, que expressa apenas o cálculo no jogo eleitoral, não se alcançou uma relação ajustada e positiva. Ator decisivo na imposição dessa estratégia, a atual direção do PSDB, dividida entre Tebet ou um candidato próprio, gira no vazio e demonstra não estar preocupada em formular uma agenda para o futuro do país e tampouco mostra vontade e capacidade de falar ao desamparo da população diante da selvageria de Bolsonaro. Combatendo diuturnamente a postulação de Doria – que demonstrava, pela experiência de São Paulo, a potencialidade de resgate da ideia de Mario Covas de que o país precisa de um “choque de capitalismo”, com proteção social –, o que o isolou e afastou apoios, o PSDB, na prática, se recusou a pensar o novo para a socialdemocracia brasileira e hoje caminha para perder a função nacional que possuía, correndo o risco de desaparecer enquanto força política relevante no país.

Para aqueles que acreditavam numa “frente democrática” ou numa “frente ampla” – formulações envelhecidas que tiveram importância e audiência no passado –, não resta outra coisa senão admitir que não ancoraram em lugar nenhum. Diante da polarização irrefreável, há que se salvar a democracia mesmo sem que se tenha, de fato, uma candidatura para valer. Qualquer voto vale contra Bolsonaro. (Horizontes Democráticos – 29/05/2022 https://horizontesdemocraticos.com.br/e-aqui-chegamos/)

Leia também

Lira lava as mãos na prisão de Chiquinho Brazão

PSol, PCdoB e PT, os partidos que mais se empenharam na CCJ para acolher a decisão de Moraes, sozinhos, não têm força suficiente para influenciar a pauta da Câmara.

Aberta a Caixa de Pandora da política fluminense

As conexões criminosas são conhecidas, mas estavam blindadas pela profundidade e extensão do crime organizado e o pacto de silêncio entre as autoridades no Rio de Janeiro.

25 de Março: 102 anos do PCB

Foi em 25 de março de 1922 que se...

Inquérito do golpe de Bolsonaro pode resultar em nulidades

Não se sabe quem vazou os áudios de Mauro Cid, mas os principais beneficiados são o ex-presidente Jair Bolsonaro e os generais denunciados pelo ex-ajudante de ordens.

Caso Robinho

Em janeiro de 2023, após anos julgamento e sem...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!