A pedido de Rubens Bueno, Câmara debaterá revisão do Tratado de Itaipu

Excedente de energia vendido pelo Paraguai ao Brasil pode ser revisto em 2023

A Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (4) a realização de audiência pública para debater o Tratado de Itaipu, já que um dos trechos do Acordo internacional será revisto em 2023, o que deve causar grande impacto sobre o setor elétrico brasileiro.

A proposta de discutir o tema é iniciativa do deputado Rubens Bueno (Cidadania-PR), que é membro da comissão e já foi diretor de Itaipu Binacional.

Pelo acordo firmado entre o Brasil e Paraguai para a construção da usina hidrelétrica, que fica na fronteira entre os dois países, o Brasil tem direito a 50% dos 14 mil megawatts (MW) de potência. O nosso país também compra cerca de 30% da energia dos paraguaios, pelo mesmo preço, já que os vizinhos não têm demanda para toda a energia que a hidrelétrica dispõe.

No entanto, no ano que vem os dois parceiros vão discutir a revisão do Anexo C, parte do acordo que trata dos termos financeiros e de parâmetros para a geração e comercialização de energia do empreendimento.

“Com o vencimento do Anexo C em 2023, torna-se premente a discussão, dentre outros temas, se o Paraguai continuará cedendo a energia ao Brasil ou se prefere ter alternativas, como a venda no mercado livre, ou fomentar a instalação de indústrias eletrointensivas”, justifica o deputado do Cidadania, no pedido de audiência pública.

Rubens Bueno lembra que Itaipu produz cerca de 8% do total da energia consumida no Brasil e que o Parlamento brasileiro precisa discutir o tema em profundidade.

“É importante que os membros desta Comissão possam discutir, antecipadamente, como se dará a participação brasileira no processo, tendo em vista tratar-se de Tratado Internacional de grande relevância para o país”, acrescentou o parlamentar.

A Itaipu Binacional é líder mundial em produção de energia limpa e renovável, tendo produzido mais de 2,8 milhões de gigawatts-hora (GWh) desde o início de sua operação, em 1984.

Ainda não foi marcada a data para a realização da audiência pública na Comissão de Relações Exteriores.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

IMPRENSA HOJE

Folha: Greve em SP para trens e desobedece juiz - Valor: Dólar fecha em R$ 5,15, em mais um dia de alta forte dos juros de longo prazo nos EUA

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!