Hélio Schwartsman: A carga dos Bolsonaros

Em 2016, o então deputado Jair Bolsonaro “dedicou” seu voto pelo impeachment de Dilma Rousseff ao coronel Brilhante Ustra, militar que torturou a ex-presidente nos tempos em que ela era presa política. Quando a gente achava que ninguém poderia superar Bolsonaro nos quesitos desumanidade e torpeza moral, eis que Eduardo Bolsonaro, no que parece ser uma tentativa de desbancar o pai, ironizou a tortura sofrida pela jornalista Míriam Leitão. Por que Eduardo Bolsonaro é assim? Serão os genes? A educação que recebeu?

Durante muito tempo, a esquerda combateu a noção de que genes têm papel importante no comportamento das pessoas. Admitir esse vínculo enfraqueceria a ideia de que a sociedade pode aprimorar o ser humano. Nos últimos anos, porém, ela começou a aceitar melhor nossa natureza biológica.

Para resumir décadas de pesquisa em poucas palavras, genes importam, manifestando-se em características como inteligência, empatia, atitudes econômicas, políticas, propensão ao uso de drogas, à violência etc. Eles raramente têm efeitos determinísticos. São quase sempre probabilísticos, em conjunção com o ambiente em que o indivíduo se desenvolve.

Há várias formas de aferir o papel dos genes e do ambiente. Uma das mais populares são os estudos envolvendo gêmeos. Um trabalho que se vale dessa técnica assinado por Martin Melchers e associados mostrou que entre 52% e 57% da empatia afetiva, isto é, da capacidade de identificar-se com a dor alheia, é hereditária. O restante, de 48% a 43%, vem da educação que a pessoa recebe e do que os cientistas chamam de ambiente não compartilhado, que inclui desde particularidades do desenvolvimento intrauterino até as forças do acaso.

A sina de Eduardo Bolsonaro é que ele não só herdou 50% dos genes do pai como também foi educado e influenciado por essa figura. Seria quase um milagre se, com tamanha carga, fosse capaz de demonstrar empatia. (Folha de S. Paulo – 06/04/2022)

Leia também

O padrão a ser buscado

É preciso ampliar e replicar o sucesso das escolas...

Parados no tempo

Não avançaremos se a lógica política continuar a ser...

Reforma tributária será novo eixo da disputa política

NAS ENTRELINHASSe a desigualdade é grande e a riqueza...

Vamos valorizar a sociedade civil

Os recentes cortes promovidos pelo Governo Federal, atingindo em...

Petrobrás na contramão do futuro do planeta

Na contramão do compromisso firmado pelo Brasil na COP...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!