Eliziane Gama cobra investigação sobre estupro e morte de garota indígena de 12 anos

De acordo com relato de liderança yanomâmi em Roraima, crime teria sido cometido por garimpeiros ilegais

A líder da Bancada Feminina do Senado, Eliziane Gama (Cidadania-MA), cobrou nesta quarta-feira (27) das autoridades estaduais e federais uma investigação rigorosa sobre a morte de uma menina da etnia yanomâni de 12 anos na região de Waikás, em Roraima, após ser estuprada por garimpeiros, conforme relatos do presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomâmi.

“Até quando os governantes serão coniventes com essa tragédia? Nossos indígenas clamam por ajuda e justiça”, postou a parlamentar na rede social.

De acordo com Júnior Hekurari Yanomâmi, liderança indígena em Waikás, uma das áreas mais atingidas pela invasão de mineradores ilegais, além da morte da menina, uma outra criança yanomâmi, de cerca de 3 anos, desapareceu após cair no rio Uraricoera. O crime ocorreu na comunidade Aracaçá, segundo os relatos.

A violência sexual contra meninas e mulheres yanomâmis cometida por garimpeiros já havia sido denunciada semana passada pela Hutukara Associação Yanomâmi.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!