Juliet cobra da Câmara de Nova Friburgo punição exemplar para vereador por violência política contra Priscilla Pitta

Em entrevista ao Portal do Cidadania, Juliet Matos, da Secretaria de Mulheres do partido, repudiou as ofensas do líder do governo na Câmara Municipal de Nova Friburgo (RJ), Zezinho do Caminhão (Republicanos), à vereadora Priscilla Pitta (Cidadania). Ela pediu punição exemplar para o parlamentar.

“Priscila Pitta é uma vereadora eleita, no exercício de seu mandato, escolhido pelo povo. E essa atividade tem sido constrangida. A gente espera que a Câmara Municipal de Nova Friburgo e as autoridades competentes consigam olhar para esse caso do vereador Zezinho do Caminhão e torná-lo um exemplo de punição”, cobra.

Veja abaixo a íntegra da entrevista:

Em pleno 2022 e mais um caso estarrecedor de violência política de gênero contra a mulher, desta vez contra uma parlamentar do Cidadania…

Nós acompanhamos chocadas a situação que ocorreu envolvendo o vereador Zezinho do Caminhão, do Republicanos, que também é o líder do governo em Nova Friburgo, atacando diretamente com ofensas, ameaças e intimidação a nossa vereadora Priscila Pitta. Simplesmente por exercer as suas funções parlamentares, que são de fiscalização e acompanhamento dos processos legislativos, inclusive com pedido de vista. A gente repudia as atitudes do vereador.

Houve, então, na verdade, uma tentativa de cercear o livre exercício do mandato da vereadora? O que tem se tornado comum…

Priscilla sofreu uma tentativa de ter limitado o exercício do seu mandato. Para nós, é triste estar em 2022 e continuar acompanhando casos de violência política de gênero, principalmente contra as nossas parlamentares eleitas. Em todos os lugares do Brasil, a gente tem exemplos. E isso acontece também com as candidatas e as mulheres que se dispõem a melhorar a sua cidade, a entrar e participar da política. As mulheres sofrem a violência política de um jeito muito específico: com ofensas e palavras de baixo calão como aconteceu com a vereadora.

Por que casos como esses são tão graves?

Porque é o exercício da democracia no Parlamento. Quando a gente fala que condena casos como esse, a gente está falando que a gente quer uma sociedade melhor. Porque a gente fala também de um ataque contra a própria democracia. Priscila Pitta é uma vereadora eleita, no exercício de seu mandato, escolhido pelo povo. E essa atividade tem sido constrangida.

Qual o papel da mulher na política, na sua opinião?

O que a gente quer é que homens e mulheres entendam que o papel da mulher na política, o lugar da mulher, enfim, é onde ela quiser. Seja discutindo política pública, seja elaborando projetos que melhorem a saúde pública, seja debatendo orçamento. Exercendo atividades na gestão pública de forma tão exemplar quanto tem sido. A gente quer uma sociedade livre de violência política.

Qual o saldo que a Secretaria de Mulheres do Cidadania espera desse lamentável episódio?

A gente espera que a Câmara Municipal de Nova Friburgo e as autoridades competentes consigam olhar para esse caso do vereador Zezinho do Caminhão e torná-lo um exemplo de punição. Para que a gente possa viver numa sociedade livre de machismo, livre desse tipo de ataque e as mulheres possam exercer as atividades parlamentares e melhorar as condições do povo.

Leia também

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Cidadania de Goiás realiza encontro estadual nesta quarta

Ofício nº 004/2024 – Diretório Estadual do Cidadania GoiásConvocação...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!