Projeto de Eliziane Gama prevê sensor de ponto cego obrigatório em veículos fabricados no País

Senadora diz que a detecção dos espaços ao redor do veículo que escapam da visão de motoristas e retrovisores pode  reduzir em 14% os acidentes com a mudança de faixa (Foto: Jéssica Marschner)

Visando a diminuição dos acidentes de trânsito, a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) apresentou um projeto de lei (PL 673/2022) para incluir como equipamento obrigatório o sensor de colisão lateral. O dispositivo permite a identificação do ponto cego ao redor do veículo. Segundo a parlamentar, o equipamento não causará impactos significativos nos preços dos automóveis e irá reduzir o número de acidentes no trânsito.

Os pontos cegos são espaços ao redor do veículo que escapam da visão dos motoristas e os retrovisores não conseguem captar em todas áreas em torno do automóvel. Impede, por exemplo, que o motorista perceba se há outros veículos ou pedestres nas laterais traseiras do carro, dentro do campo limitado ou de obstrução da visão, o que pode causar acidentes graves, especialmente nas ultrapassagens, mudanças de faixa e conversões.

A forma mais eficiente de evitar os pontos cegos são os sensores instalados nas laterais do carro, para emitir um aviso sonoro se há algum obstáculo ao lado do automóvel. De acordo com o projeto, os sensores de ponto cego serão itens obrigatórios para os carros fabricados no Brasil.

Na justificativa da proposta, Eliziane Gama cita pesquisa, segundo a qual, a detecção de pontos cegos reduz em 14% os acidentes com mudança de faixa. A inclusão do item no pacote obrigatório de acessórios dos veículos tem um custo baixo, e não deve afetar de forma significativa o preço dos automóveis. O projeto será analisado pelas comissões e pelo plenário do Senado. (Com informações da Agência Senado)

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!