Política e Direito Internacional são temas de livro que será lançado na próxima quarta-feira (30)

Renata Bueno, ex-deputada do Parlamento Italiano, é a autora da obra “Ordem e Equilíbrio Global: o Pacto da Jurisdição Supranacional”

O conceito tradicional de soberania, em que o Estado é considerado todo poderoso, vem sendo modificado pela globalização da economia. Na União Europeia, por exemplo, foi desenvolvida uma forma de flexibilizar essa soberania, a qual os Estados do bloco europeu aceitam delegar competências e respeitar decisões de instituições europeias. Assim, surge a necessidade da jurisdição supranacional, que tem como principal finalidade intermediar problemas entre pessoas privadas de diferentes nacionalidades.

Com o intuito de apresentar alguns modelos de integração adotados pela Europa Comunitária e também abordar panoramas polêmicos das relações do Mercosul, Renata Bueno, ex-deputada do Parlamento Italiano, vai lançar o livro “Ordem e Equilíbrio Global: o Pacto da Jurisdição Supranacional”, na próxima quarta-feira, dia 30 de março. “A obra é fruto da minha tese de mestrado sobre Sistema Jurídico Romanístico Unificado e Direito da Integração, na Università di Roma Tor Vergata, em Roma”, conta Renata Bueno.

O livro, lançado em parceria com a Editora Dialética, percorre a história do direito Romano, passando pelas várias experiências de efetivas jurisdições supranacionais, chegando à implantação de um órgão jurisdicional realmente capaz de suprir todas as necessidades das relações entre pessoas privadas de países distintos. “Um tema bastante atual e relevante para estudantes de direito e entusiastas da política Internacional”, aponta a autora.

O evento de lançamento do livro “Ordem e Equilíbrio Global: o Pacto da Jurisdição Supranacional” vai acontecer na próxima quarta-feira, dia 30 de março, a partir das 19h, nas Livrarias Curitiba do ParkShoppingBarigüi (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Mossunguê, Curitiba – PR).

O livro físico de “Ordem e Equilíbrio Global: o Pacto da Jurisdição Supranacional” poderá ser adquirido no site da Dialética (https://loja.editoradialetica.com/humanidades/ordem-e-equilibrio-global-o-pacto-da-jurisdicao-supranacional) e em outras lojas de varejo. Ebook disponível para compra na Amazon (https://www.amazon.com.br/Ordem-equil%C3%ADbrio-global-jurisdi%C3%A7%C3%A3o-supranacional-ebook/dp/B09MQZZVHC).

Leia também

Cidadania Bahia reúne lideranças e pré-candidatos nesta terça

O Cidadania da Bahia realiza nesta terça-feira (23), a...

Edital de convocação extraordinária

Nos termos do Estatuto Partidário e da legislação em...

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!