Aprovada em 1º turno proposta do Cidadania que extingue terrenos de marinha

PEC tem como um dos autores o ex-deputado Arnaldo Jordy (PA)

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira (22), em primeiro turno, Proposta de Emenda à Constituição que transfere para terceiros os chamados terrenos de marinha (que atualmente são bens da União). Pelo texto aprovado, a União deverá transferir o domínio pleno desses terrenos de forma gratuita para estados e municípios ou habitantes de baixa renda (vila de pescadores, por exemplo).

Os terrenos de marinha são áreas situadas na faixa de 33 metros de distância da maré alta e também de rios e lagos, sob influência de marés. Esses terrenos estão entre os bens imóveis da União e, para ter o direito de ocupá-los, é preciso pagar anualmente uma taxa sobre o valor do lote.

A proposta tem como um dos autores o ex-deputado federal Arnaldo Jordy (Cidadania-PA). Na época, ao apresentar o texto, o parlamentar deputado argumentava que a taxa arrecadada pela União nessas áreas era uma imoralidade.

Para ele, a taxa de marinha não fazia nenhum sentido, já que muitos moradores já pagavam impostos aos municípios como o próprio IPTU.

Para Jordy, a cobrança é uma imoralidade, já que a União arrecada para seus cofres milhões de reais por ano e não leva benefício algum para a população que habita essas áreas.

“Essas são distorções que caminham há quase dois séculos e o tratamento dado a essas áreas não faz mais sentido. É necessário que o bem seja liberado, tirando assim do cidadão uma dívida que não é de sua responsabilidade, tornando a legislação mais justa e contemporânea”, explicou o deputado, na ocasião.

O líder do Cidadania na Câmara, Alex Manente (SP), orientou o voto “sim” na matéria.

“O Brasil precisa resolver definitivamente essa questão. O relatório contempla as necessidades que temos, especialmente nas áreas urbanas para poder não deixar numa situação de limbo que ocorre atualmente”, disse Manente.

Leia também

Comunicado de feriado de Páscoa

Prezadas(os),Em virtude do feriado da Páscoa, nos dias 28...

Venezuela: Cidadania já tinha avisado lá atrás

O vice-presidente nacional do Cidadania, ex-deputado-federal Rubens Bueno (PR),...

Caso Robinho

Em janeiro de 2023, após anos julgamento e sem...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!