Aprovado projeto de Alessandro Vieira que institui a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares

A proposição garante, na prática, o acesso de todos os integrantes da comunidade escolar à atenção psicossocial como forma de promover a saúde mental de alunos, pais, professores e demais pessoas que prestam serviços às escolas (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

O plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (15) o projeto de lei (PL 3383/2021), de autoria do líder do Cidadania na Casa, senador Alessandro Vieira (SE), que institui a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares. A proposta visa a criação de estratégia para integrar as áreas de educação e saúde no ambiente escolar por meio do desenvolvimento de ações de atenção, promoção e prevenção psicossocial a serem adotadas pelas instituições de ensino de todo o País. Aprovado por 69 votos contra 2, o texto será encaminhado para apreciação da Câmara dos Deputados.

Na prática, o projeto pretende garantir o acesso de todos os integrantes da comunidade escolar à atenção psicossocial como forma de promover a saúde mental de alunos, pais, professores e demais pessoas que prestam serviços às escolas. Também estão entre os objetivos da proposta da nova lei fomentar, a educação permanente de gestores e profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social e de sensibilizaçao da sociedade sobre a importância de cuidados psicossociais na comunidade escolar.

Segundo o senador Alessandro Vieira, a pandemia provocada pela Covid-19 agravou os quadros mentais da população em geral e atingiu, em especial, crianças e adolescentes, que apresentaram mudanças repentinas de humor e irritabilidade, alteração do sono, diminuição do interesse em atividades rotineiras e preocupação exagerada com o futuro. Esses e outros sintomas foram relatados por adultos que convivem com adolescentes em um levantamento realizado em junho de 2021 pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

“A infância e a adolescência são períodos de grandes transformações e vulnerabilidade para o desenvolvimento de agravos à saúde mental, o que requer atenção especial, com a criação de espaços de acolhimento e de uma rede de suporte voltados para o desenvolvimento da saúde mental dessa população”, destaca Alessandro Vieira.

Na proposta aprovada, o parlamentar também destacou a importância da escola no processo de acolhimento dos alunos pelo relevante papel que desempenha na formação de valores e construção de relações interpessoais.

Cabe às escolas prestar a devida atenção aos problemas psicossociais que afetam a comunidade escolar, haja vista o impacto que têm na vida das crianças e adolescentes”, defende.

Atualizado em 18/02/2022 às 10h19

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!