Em boas mãos: Itália mantém Mattarella no poder em ritmo de retomada econômica

Renata Bueno

Em eleição indireta realizada no último sábado (29), o parlamento italiano decidiu reeleger Sergio Mattarella para a presidência do país. O resultado não era um desejo do jurista e político italiano, que já havia expressado sua falta de vontade em permanecer no posto. Contudo, ele aceitou o desafio diante do impasse político que se consolidou entre senadores, deputados e delegados regionais. Na quinta (03), Mattarella tomou posse de seu segundo mandato.

Diferente de como acontece no Brasil, o chefe de Estado italiano tem papel representativo na vida política, já que o poder de governo é concentrado principalmente nas mãos do primeiro-ministro, cargo ocupado atualmente por Mario Draghi. Inclusive, o próprio Draghi era um dos principais nomes indicados para assumir a presidência. Contudo, neste cenário, o governo cairia e uma nova eleição em busca de um premiê técnico tão eficiente quanto ele seria necessária. Péssima ideia.

Sendo assim, a reeleição surgiu como solução para manter a estabilidade do país em um momento de retomada da terceira economia da zona euro após a crise sanitária ocasionada pela pandemia. E não podemos negar que Mattarella é um bom presidente. Ele traz constância à presença da Itália na União Europeia — que precisa, mais do que nunca, manter a união junto aos demais parceiros europeus

Na minha visão, a permanência de Mattarella como chefe de Estado é de extrema importância até o final do mandato de Draghi como primeiro-ministro. Falta um ano. Tempo necessário para que a Itália saia da crise econômica e siga com os diversos projetos já em andamento idealizados pelo premiê. Ou seja, uma reeleição positiva para que o país possa crescer como figura econômica de destaque dentro da União Europeia, porém cômoda no sentido de não existir outra figura com capacidade para tal.

Ainda assim, o fato de não termos outros nomes fortes apontados para o cargo pode soar como um fracasso político, pois demonstra a falta de novas lideranças capazes de falar com o mundo em nome da Itália. Mas o que precisamos agora é garantir que os resultados positivos continuem como projetos para o futuro. E neste quesito, a dupla Mattarella e Draghi tem muito a oferecer. (O Estado de São Paulo – 05/02/2022)

Renata Bueno é advogada internacionalista e política brasileira. Foi eleita vereadora de Curitiba (PR) pelo Cidadania no ano de 2009 e, mais tarde, entre 2013 e 2018, atuou como deputada do Parlamento da República Italiana pela União Sul-Americana dos Emigrantes Italianos

Leia também

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

A luz do poeta Joaquim Cardozo na arquitetura de Brasília

NAS ENTRELINHASMuitos arquitetos e engenheiros vieram para Brasília com...

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!