Nota oficial – Repúdio à invasão da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Nota oficial

Repúdio à invasão da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Merece o mais completo repúdio de todos os democratas, independentemente de serem religiosos ou não e da fé que professem, a invasão patrocinada por um vereador do PT a uma Igreja Católica, em Curitiba, no momento em que o padre Luiz Haas ministrava uma missa neste sábado (5).

A título de protestar contra o brutal assassinato de Moïse Kabagambe, Renato Freitas instrumentalizou o racismo que diz combater e a violência contra o cidadão congolês em benefício da própria imagem, no que também deve ser lido como uma manifestação de intolerância religiosa.

Feriu a liberdade de culto já do lado de fora, nas escadarias da Igreja, com palavras de ordem e depois ao entrar e impedir, segundo Haas, que a missa prosseguisse. Se tal fato ocorresse em qualquer outro templo ou terreiro, sob patrocínio da direita estúpida, mereceria igual repúdio.

Não existe intolerância religiosa do bem ou positiva. As cenas mostram atitudes inadmissíveis em quaisquer espaços destinados à fé, que não são e não podem se converter em locais de protesto político-partidário.

Se houvesse a intenção de realmente fazer algo em nome de Moïse, que solicitassem à Igreja a realização de uma missa em seu nome. Das autoridades, espera-se que adotem as medidas cabíveis. E dos que desejam um ambiente de liberdade e tolerância no Brasil, que repudiem esse lamentável episódio.

Roberto Freire
Presidente Nacional do Cidadania

Leia também

Comunicado de feriado de Páscoa

Prezadas(os),Em virtude do feriado da Páscoa, nos dias 28...

Venezuela: Cidadania já tinha avisado lá atrás

O vice-presidente nacional do Cidadania, ex-deputado-federal Rubens Bueno (PR),...

Caso Robinho

Em janeiro de 2023, após anos julgamento e sem...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!