Nota de Pesar – Uma imensa perda: Raulino de Oliveira

Nós, dirigentes e militantes do partido Cidadania, incluindo seus núcleos setoriais, Diversidade 23, Igualdade 23 e Mulheres 23, sofremos uma gigantesca perda com o falecimento nesta quarta-feira (2), à noite, do nosso competente, dedicado e fraterno companheiro Raulino Aquino de Barros Oliveira, o “Velhinho das Redes”, como ele mesmo se intitulava.

Vítima de um câncer violento, tinha 77 anos e nunca deixou de ser político. Nem de ter certeza de que só a política (com as redes) é capaz de fazer avançar a sociedade. Filho dileto da cidade do Rio de Janeiro, ele, desde muito jovem, estudante do Colégio Militar, integrou-se às fileiras do PCB, tornando-se militante partidário desde as organizações juvenis.

Graças às suas qualidades, virou um dirigente permanente até alcançar o Comitê Central/Diretório Nacional do nosso Partido.

Flamenguista apaixonado, economista, não pôde concluir a faculdade devido à repressão política da ditadura militar. Isso não o impediu de sagrar-se um excepcional consultor das mais variadas instituições privadas e públicas no seu Estado natal. Descobriu as redes e seu potencial revolucionário muito antes que outros. Era um grande incentivador da internet e das redes virtuais.

Foi presidente do AlterNex, o primeiro provedor de acesso à Internet do Brasil. Quando no Ministério da Reforma Agrária, nele organizou uma rede nacional. Idealizou e criou a revista Presença no início dos anos 1980, nos estertores do regime militar fascista vigente desde o Golpe de Estado de 1964.

Tive o agradável prazer de uma longa e rica convivência com esta figura exemplar. Inteligente e sempre bem-humorado, se destacava também como um formulador político de alto nível. Era um homem da política. Não do ódio ou das picuinhas políticas, mas de como se caminha para a frente com o maior número de pessoas possível.

Além de um apaixonado por diferentes manifestações artísticas, apreciava de ópera a samba. Tinha grande orgulho da história do partido, a qual ajudou a escrever. Fazia política olhando para o futuro.

Raulino presente!

A cremação do seu corpo ocorre nesta sexta-feira (4), de 13h às 17h, no crematório do Caju, capela B.

Profundos sentimentos às suas companheiras Mara e Comba; aos filhos Nanda, Rafael e Raul; aos sobrinhos Alessandra, Bruno e Migmig; e aos netos Juan, Manu, Luisoca, Julinha, Lírica e Quinqui.

Brasília, 3 de janeiro de 2022

Roberto Freire
Presidente do Cidadania

Leia também

Cidadania de Goiás se prepara para as eleições de 2024

Em um encontro na quarta-feira (17), o Cidadania de...

Manaus: Nova pesquisa confirma Amom na liderança com 29,3%

David Almeida tem 27,5%, Alberto Neto 9,1%, Roberto Cidade...

Comissão aprova projeto de Manente que amplia isenções para faculdades

A isenção valerá desde que a instituição cumpra as...

Cidadania de Goiás realiza encontro estadual nesta quarta

Ofício nº 004/2024 – Diretório Estadual do Cidadania GoiásConvocação...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!