Nota de pesar – Maria Felisberta, educadora e militante

É com grande pesar que comunicamos o falecimento da professora Maria Felisberta Baptista da Trindade (1930-2021), militante histórica do antigo PCB e referência para a Educação em Niterói, no Rio de Janeiro, que deixa um grande legado pedagógico e um exemplo de participação das mulheres na política, desde os tempos de estudante secundarista do Colégio Pedro II.

Foi diretora democraticamente eleita do CE Paulo de Assis Ribeiro, professora e diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e secretária municipal de Educação em Niterói.

Como militante do antigo PCB, desde a redemocratização em 1945, Felisberta foi incansável em todos os momentos da vida política nacional. Por duas vezes, teve um papel decisivo na reorganização do partido, após o golpe de 1964 e depois da onda assassinatos de dirigentes e prisões de militantes do partido, que culminou no assassinato de Vladimir Herzog, em 1975.

Nossa solidariedade à família, aos amigos e às amigas, aos companheiros e às companheiras da Professora Felisberta. Sua coragem, sua dedicação e sua firmeza ao longo da vida nos inspiram.

Recommended Posts

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment