Alessandro Vieira, Juliana Sales e Laiz Soares: Integração política, territorial e humana

O Brasil é um país gigante por natureza e fascinante pela grandeza do seu povo. Somos um país de vastas extensões de territórios, de grandes diversidades culturais e, ao mesmo tempo, de uma unidade interiorana que rege nossas amplidões. O Brasil é um grande interior com os olhos voltados para o mar. E são nesses interiores que encontramos a cara do nosso país.

Minas Gerais é o exemplar brasileiro do interior. Gente da gente, lugarejos pequenos, até a capital grande é intimista. Junto com Minas, Sergipe faz jus a esse atributo discreto dos lugares interioranos. Embora estado nordestino, ele parece mais interior que litoral; os litorais nos dão uma sensação que há algo para “fora”, mas Sergipe nos causa um pertencimento “para dentro”. Minas e Sergipe têm muito a ensinar sobre cuidar do que é nosso.

Diz-se que a política é o retrato de um povo. Mas a política também é o elo de significâncias entre as pessoas e a suas expectativas de futuro. Ela é instrumento social que arquiteta a esperança de uma nação. A política tem a grande responsabilidade de unir e reunir afetos territoriais e humanos para construir os rumos de uma sociedade. E a política capaz de fazer isso é a feita pela vontade genuína, pela afeição aos interesses públicos, pelo dom de conciliar os contrários e pela arte de construir o consenso democrático.

João Guimarães Rosa, sobre a vida, disse que “o que ela quer da gente é coragem”. Essa é a coragem dos grandes sertões, a coragem impressa em cada brasileiro. A coragem que deveria ser norte político para quem se aventurasse à vida pública. Essa foi a coragem que nos inspirou à renovação, confluindo para nosso encontro em comum nos movimentos RenovaBR e Acredito, que nos tornou mais que colegas de sala, mas amigos na política e companheiros de causa pública. E aqui Sergipe e Minas se encontram também em ideais. Nós três, cada um a seu modo, experimentando a paixão pela política baseada em evidências e no sonho de mudança. De Sergipe à capital federal, Alessandro atravessou os desafios inerentes à política justa na luta contra a corrupção e na defesa de pautas inovadoras. Do lado de cá das montanhas, Juliana propõe reestruturação de conceitos e atitudes numa legislatura permeada de coragem e renovação política. Laiz, visionária das causas femininas, qualifica o debate e a sociedade ao lutar contra as violências à mulher, e ao promover a formação de lideranças femininas em sua cidade.

O Brasil precisa de coragem para tomar as rédeas de sua história. Precisa retomar as serenidades no seu povo e os equilíbrios democráticos. É preciso coragem para entender que nem sempre o favoritismo político carrega em si a competência capaz de transformar positivamente o cenário de um país. Mais que isso: precisamos abandonar de vez os trajes das dualidades que se enraizaram no Brasil, que tanto mancham nossa união.

Nosso país espera um grande salto de consciência. Não um salvador, que virá com todas as soluções mágicas para o cenário brasileiro. Muito menos alguém que nos separe, que nos polarize. O Brasil precisa de alguém que não nos coloque em extremidades opostas, porque o preço que aumenta no bolso não vê cara, não vê lado. Precisamos de alguém que nos conecte. Alguém que una Minas com Sergipe, Rio com Acre, Rondônia com Ceará. Que nos una globalmente, que nos concilie com o mundo em prol de uma agenda comum à humanidade. Que busque os pontos de convergência para que enfrentemos os desafios sociais. Que nos lidere em busca de união. Alguém que reduza nossas distâncias.

Valendo-nos ainda da sua generosidade literária, Guimarães Rosa disse que “o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia”. Assim é o caminho que precisamos fazer na política brasileira. Aos poucos, o real vai se mostrando ao longo do caminho, as mudanças vão sendo feitas, e a vida vai se transformando. Há um lugar que espera florescer a boa política, um alívio para todos, um recomeço com meios e finais felizes dentro da democracia brasileira. É preciso fazer a travessia. (O Globo – 19/10/2021)

Alessandro Vieira, senador (Cidadania-SE) e membro dos movimentos RenovaBR e Acredito
Juliana Sales, vereadora (Cidadania) em Nova Lima, Minas Gerais, fundadora do Legisla Ativo e membro dos movimentos RenovaBR e Acredito
Laiz Soares foi candidata a prefeita em Divinópolis (MG) e é membro dos movimentos Acredito, Vamos Juntas e RenovaBR

Leia também

Amazônia deslumbra Macron; Mercosul, nem um pouco

As fotos de Lula e Macron de mãos dadas, ao lado da Samaúma, a maior árvore da Amazônia, e navegando pelo Rio Guamá, em Belém, viralizaram nas redes sociais.

Lira lava as mãos na prisão de Chiquinho Brazão

PSol, PCdoB e PT, os partidos que mais se empenharam na CCJ para acolher a decisão de Moraes, sozinhos, não têm força suficiente para influenciar a pauta da Câmara.

Aberta a Caixa de Pandora da política fluminense

As conexões criminosas são conhecidas, mas estavam blindadas pela profundidade e extensão do crime organizado e o pacto de silêncio entre as autoridades no Rio de Janeiro.

25 de Março: 102 anos do PCB

Foi em 25 de março de 1922 que se...

Inquérito do golpe de Bolsonaro pode resultar em nulidades

Não se sabe quem vazou os áudios de Mauro Cid, mas os principais beneficiados são o ex-presidente Jair Bolsonaro e os generais denunciados pelo ex-ajudante de ordens.

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!