Carmen pede aprovação de recursos para produção de insumos para tratamento de câncer

A deputada pede que líderes do governo incluam a matéria na pauta do Congresso

“Quem tem câncer não pode esperar”, disse nesta segunda-feira (27) a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), ao defender, em audiência pública, que o governo inclua na pauta de votação do Congresso Nacional o PLN 16, que abre crédito suplementar para importação de insumos para produção de radiofármacos para exame de diagnóstico e tratamento de câncer.

Durante a oitiva, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, explicou aos deputados que a falta de recursos orçamentários provocou a suspensão da produção de insumos pelo Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares). Segundo ele, o desabastecimento pode paralisar 700 mil procedimentos.

Zanotto classificou o problema como “bastante complexo”, mas disse que a solução está nas mãos do próprio governo. “Se a matéria for incluída na pauta de votação pelos líderes governistas, tenha certeza que esta Casa aprovará (recursos) rapidamente. É preciso um olhar mais sensível para as ações da saúde. Os pacientes não podem ficar sem tratamento”, alertou a parlamentar, que presidiu a reunião.

Carmen ainda lamentou que a Comissão de Seguridade Social e Família tenha tomado conhecimento da questão por meio da mídia. “Esta comissão que cuida da pauta da saúde só agora ficou sabendo que, desde junho, o Ipen está sem orçamento para fabricar radiofármacos. Isso é lamentável”, afirmou a presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!