Comissão aprova relatório de Leila Barros a projeto que prevê fim da idade mínima para o Bolsa Atleta

Texto que permite ainda o recebimento do benefício cumulativamente com outras bolsas de estudo segue para a Câmara (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou, nesta quinta-feira (23), projeto de lei (PL 2685/2021) relatado pela senadora Leila Barros (Cidadania-DF) que busca remover a idade mínima de 14 anos para o recebimento da Bolsa Atleta. De autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), a proposta que agora segue para a Câmara dos Deputados também permite o recebimento da Bolsa Atleta Estudantil cumulativamente com outras bolsas de estudo, pesquisa, iniciação científica e extensão.

“Fui atleta, gestora esportiva e secretária esportes. Sei bem que o Bolsa-Atleta impacta significativamente a vida do atleta em formação. Os obstáculos são enormes para eles, como a falta de infraestrutura e a dificuldade de conciliar a prática esportiva e a escola, mas, para a esmagadora maioria, a questão financeira é o maior desafio a ser enfrentado para se manter no campo esportivo”, ponderou a senadora Leila.

Ela disse ainda que o mérito do projeto é inegável, tanto pela vertente desportiva, quanto pela educacional. Em seu relatório, a parlamentar aponta que mais do que formar atletas, é importante formar cidadãos, no sentido amplo da palavra.

“O Brasil tem um enorme potencial esportivo e mesmo que esses beneficiados pelo Bolsa Atleta não cheguem ao alto rendimento esse investimento terá retorno na formação de cidadãos”, disse a parlamentar do Cidadania.

As mudanças aprovadas pela comissão aprimoram e evitam discrepâncias, por exemplo, como as que ocorrem no caso da skatista brasileira Rayssa Leal, a Fadinha do Skate, que apesar de ser medalhista olímpica em sua modalidade, não pode receber a Bolsa-Atleta. Rayssa Leal conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, no último mês de julho, com apenas 13 anos. (Com informações da Agência Senado)

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!