Alisson Micoski – 26 de Agosto: Dia Internacional da Igualdade Feminina


Neste dia internacional da igualdade feminina é preciso que nos insurjamos contra a violência que tem nas mulheres um alvo preferencial, infelizmente, resultante, ainda, de uma estrutura hierarquizada de poder que muitas vezes se traduz no assédio moral ou sexual, que ainda tenta impor-se na atualidade.

A desigualdade causada pela assimetria no universo político faz com que, nos ambientes de poder, as mulheres não sejam reconhecidas como indivíduos dotados de direitos e capacidades iguais, alimentando intolerância e desrespeito que se traduzem em assédio moral. O assédio sexual nos ambientes políticos, por sua vez, é alimentado por uma cultura machista que incentiva o ato criminoso e objetifica as mulheres como forma de afirmação de poder.

Uma das formas de combatermos a pressão exercida pelo inconsciente machista, enraizado em setores da política e traduzido em barreiras à participação e desenvolvimento das mulheres neste importante espaço, devem ser o constante enfrentamento e a luta por maior equidade de direitos.

Para que a mentalidade machista na política seja gradativamente substituída por esta presença igualitária, em todas as esferas de poder político, é que devemos aprimorar políticas públicas de empoderamento feminino, acabarmos com o cerceamento de fala, interrupção, atitudes que repelem as mulheres da participação político-partidária.

E que sejam fortalecidos (ou criados) mecanismos internos de promoção de informação e também de fiscalização responsáveis por eventuais denúncias internas, pela apuração e exigência de punição, independentemente do cargo ocupado pelo assediador.

Que neste Dia Internacional da Igualdade Feminina possamos reforçar a necessidade de debate e de ações efetivas para o alcance da equidade nas mais diferentes esferas político-partidárias e na própria sociedade. Uma luta histórica, que é a busca das mulheres pelo acesso a direitos civis, condições igualitárias de trabalho e representatividade política, uma pauta que permanece sendo atual!

Alisson Luiz Micoski
Presidente do Conselho de Ética Nacional do Cidadania

Leia também

“Vocês ainda vão sentir saudades do Sarney”

NAS ENTRELINHASSeu maior legado é a Constituição de 1988,...

Lula manda Casa Civil se entender com Lira

NAS ENTRELINHASMas o governo se dispõe a manter apenas...

Lula não tem empatia com o centro conservador

NAS ENTRELINHASExiste um problema de desempenho nos ministérios, mas...

A luz do poeta Joaquim Cardozo na arquitetura de Brasília

NAS ENTRELINHASMuitos arquitetos e engenheiros vieram para Brasília com...

Lira teme efeito Orloff ao deixar comando da Câmara

NAS ENTRELINHASO presidente da Câmara se tornou uma espécie...

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!