Senadora Leila Barros, a Leila do Vôlei, formaliza filiação ao Cidadania

“Meu pensamento nesse momento não é político. É sobre como vamos tirar Brasília e o Brasil do buraco”, diz parlamentar (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Com as presenças do presidente Roberto Freire e dos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Eliziane Gama (Cidadania-MA), além de diversas lideranças políticas nacionais e locais, a senadora Leila Barros, a primeira mulher a ser eleita pelo Distrito Federal para o Senado, assinou nesta quinta-feira (19) sua ficha de filiação ao Cidadania, decisão tomada, segundo ela, após longas horas de diálogo e café com os dois colegas da câmara alta.

Senadora Leila Barros (Cidadania-DF) / (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Medalhista olímpica pela seleção feminina de vôlei em 1996 e 2000, Leila, que foi secretária de Esportes e Lazer do DF, disse chegar ao partido com disposição para tirar o país do buraco. Segundo ela, o que guiou sua decisão não foi o pensamento político, mas como tornar seu trabalho pelo país mais eficiente.

“E como vamos tirar Brasília e o Brasil desse buraco. Dá para fazer a boa política. Tem muita gente querendo fazer a diferença. E graças a Deus eu faço parte desse grupo. É ao lado dessas pessoas que eu quero estar para construir um país melhor. Se tem uma coisa que aprendi no Esporte é a ouvir e compartilhar ideias. Assim quero seguir até quando Deus, o povo de Brasília e o Brasil mostrarem que sou necessária. Vamos trabalhar!”, discursou.

Leila disse ser grata ao PSB, legenda que deixou no início de agosto, e ao governo Rollemberg, que integrou como secretária, e lembrou a origem humilde – ela é filha de um mecânico e de uma dona de casa – até as vitórias em quadra que a tornaram ídolo nacional.

“Eu descobri no desporto escolar que a minha vida poderia mudar. E ela mudou. Disputei Olimpíadas, me tornei um ídolo nacional, mas, acima de tudo, uma cidadã, uma mulher de posições firmes e uma vontade insuperável de ajudar a melhorar esse país. Só Deus sabe o que eu enfrentei durante um ano como mulher e senadora, mas segui firme com minhas posições. Sobrevivi. Amadureci. O que tenho de vida muitos aqui têm de política. E eu respeito. Mas sou muito boa aprendiz”, acrescentou.

Freire disse que a chegada de Leila confere ao partido “dimensão ainda maior” do que a já observada com a atuação de Alessandro e Eliziane no Senado e apontou como tarefa fundamental evitar que o presidente Jair Bolsonaro imponha retrocessos democráticos ao país.

“É para nós do Cidadania e para a bancada algo de muito significado, não apenas pelo que representa hoje, mas pelo que vai representar para o futuro de Brasília e do Brasil. Nos dá dimensão ainda maior do que a que já temos com a atuação de Alessandro e Eliziane na CPI, que é a antessala do necessário impeachment de Bolsonaro. O país não pode conviver com um clima em que não se sabe se amanhã vamos estar gozando da mesma liberdade que temos hoje”, argumentou.

Confiança e orgulho

Alessandro Vieira, que é líder do Cidadania no Senado, agradeceu a confiança depositada por Leila no partido e disse que o “Brasil e o mundo melhoram com mais mulheres em posições de poder”.

“Acredito em partido, na formação de grupos. O Cidadania é um partido de quase 100 anos e sem escândalos. Está na luta, disputado e sempre na vanguarda na defesa de direitos. A solução para tudo está nas pessoas. E Leila representa isso de forma especial”, elogiou.

Já a senadora Eliziane comentou que “nem nos melhores sonhos imaginaria esse cenário”, em que virou amiga e colega de partido de alguém que admirava vendo os jogos olímpicos. Ela destacou o papel de Freire, que chorou ao telefone quando foi avisado da decisão de Leila de se filiar, na conquista da mais nova parlamentar do Cidadania.

“No dia em que Leila divulgou a nota, peguei o telefone e liguei para o Roberto. Muito da minha caminhada política é fruto do apoio e da torcida dele. O que estamos vivenciando com a filiação da Leila é fruto do que você plantou ao longo da sua vida. Retrato de todo seu empenho e dedicação ao Brasil. E ele se emocionou. Sua atuação e seu compromisso com os direitos humanos nos enchem de orgulho, Leila”, relatou.

O líder do Cidadania na Câmara, Alex Manente (SP), brincou com colegas de outros partidos presentes. “Tenho a certeza de que vai continuar desempenhado esse grande mandato ao lado dos nossos senadores que são orgulho nacional do partido. Com todo respeito aos demais senadores, vocês farão a melhor bancada do Senado Federal”, disse.

Paula Belmonte, que será colega da senadora no Cidadania-DF, lembrou que Leila foi uma das responsáveis por sua entrada na política. “Decidi após um café da manhã com ela em que vi que era possível fazer política séria e comprometida. O que temos de ter é compromisso com a população. Uma grande honra e uma emoção estar aqui”, apontou.

Esperança para o DF

O presidente do Cidadania no Distrito Federal, Chico Andrade, destacou o desempenho “brilhante” de Leila na vida pública – não apenas no Esporte – e sustentou que a filiação fará muito bem para a política local. “Brasília precisa de quadros que lutem por igualdade social e não estejam envolvidos nos escândalos que o brasiliense conhece. Com a vinda da Leila, muitos estão procurando o Cidadania para trazer o seu sonho de esperança para o DF”, comemorou.

Também presente à cerimônia, o senador Reguffe (Podemos-DF), registrou a amizade pessoal com a senadora e lembrou que foi merecedor de seu voto quando se candidatou à presidência do Senado. “Antes de tudo, virou uma grande amiga. Tenho certeza de que vai honrar ainda muito o DF, com grandes missões, e também o Cidadania. Tenho certeza de que quanto mais a população conhecer o seu mandato, mais orgulho terá dele”, sublinhou.

Já o senador Izalci (PSDB-DF), que forma com os dois o trio de representantes de Brasília na Casa, brincou dizendo-se invejoso do Cidadania pela conquista e elogiou o “compromisso” e a “competência” de Leila. “Uma pessoa que todos gostam e admiram. Um quadro excepcional. Agora temos uma bancada no DF que está trabalhando junta. Acima de interesses particulares, está a nossa cidade, que passa por momentos difíceis”, pontuou.

Vocação para a vida pública

A senadora Nilda Gondim (MDB-PB) avaliou a filiação de Leila como uma conquista para o Cidadania e destacou as qualidades da colega de Casa.

“Uma figura maravilhosa e participativa. Como esportista, deu tudo ao nosso Brasil. E, como política, é habilidosa, competente, determinada e vocacionada. Vocês estão de parabéns porque foi uma grande conquista”, disse, para ouvir em reposta um agradecimento de Leila pelo “carinho” e pela “generosidade”. “Uma inspiração para todos nós”, retribuiu a ex-jogadora de vôlei.

A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC), por sua vez, ressaltou que era um prazer contar com Leila como colega de partido e disse esperar “que essa seja sua casa e, a partir do Cidadania, você possa continuar a caminhada brilhante que você tem na vida pública”.

Clique abaixo para a íntegra da cerimônia no perfil da senadora Leila Barros. Aproveite e siga a mais nova parlamentar do Cidadania!

Filiação da senadora Leila Barros ao Cidadania

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!