Nota de pesar – Alcides Ribeiro Soares

Um adeus a Alcides Ribeiro Soares

Alcides Ribeiro Soares

Com tristeza e emoção comunicamos o falecimento (dia 17/08), na capital paulista, aos 90 anos de idade, do economista e professor Alcides Ribeiro Soares – militante histórico do PCB, PPS e Cidadania. Durante a ditadura civil- militar de 64, foi preso e torturado e foi fiel aos ideais que o alimentaram por toda a sua vida.

Formado em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1961), com mestrado em Ciência pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1972) e doutorado em Ciência pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1977), foi por muitos anos Professor de Economia Política na graduação e pós-graduação da PUC-SP, onde lecionava a obra O Capital, de Marx. Formou várias gerações de economistas e escreveu obras importantes, a exemplo de Princípios de Economia Política: uma introdução à leitura de O Capital (Global: 1985).

Seja na clandestinade/ilegalidade do PCB e mesmo após a conquista da democracia, era infalível nas atividades partidárias e um exemplar docente da Universidade. Estava sempre presente e seu amplo conhecimento (acadêmico, partidário e de vida) sempre contribuía para a elucidação dos enigmas da economia – enigmas esses muitas vezes decifrados nas páginas do histórico órgão de imprensa do PCB, o jornal Voz da Unidade, que ele colaborou dedicadamente.

Além de um intelectual orgânico, era também vinculado às entidades de classes dos economistas. Inscrito no Conselho Regional de Economia de São Paulo (CORECON-SP) há 58 anos (02/10/1963) e sócio do Sindicato dos Economistas do Estado de São Paulo (SINDECON-SP) há 52 (11/03/1969).

Nunca parou de trabalhar e estudar, mesmo após sua justa aposentadoria. Já com 82 anos iniciou a sua derradeira atividade como Economista, a de Perito Judicial em Economia e Finanças.

Alcides, como era carinhosamente chamado pelos seus camaradas de Partido, amava também a poesia, não só de lê-las, mas de escrevê-las e algumas delas foram reunidas tardiamente no livro Poemas Tardios: memórias poéticas (2020).

Foi um entusiasta das ideias socialistas desde a sua juventude, um homem absolutamente íntegro, coerente em princípios inabaláveis, um lutador incansável pela paz, pela democracia e pelo progresso social e, ao enfrentar corajosamente todos os combates de seu tempo, seu digno nome pode honradamente ser inscrito no panteão dos heróis da inteligência do povo brasileiro.

Neste difícil momento, nós, do Cidadania 23, transmitidos nossa fraterna e calorosa solidariedade a sua companheira de décadas, Zenaide Bassi Ribeiro Soares, e a seus filhos Roberto e Mariana Bassi Ribeiro Soares, assim como a seus camaradas, amigas e amigos.

Roberto Freire

Presidente Nacional do Cidadania

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

IMPRENSA HOJE

Folha: Greve em SP para trens e desobedece juiz - Valor: Dólar fecha em R$ 5,15, em mais um dia de alta forte dos juros de longo prazo nos EUA

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!