‘Uma mulher negra, intelectual, competente e que orgulha a todas as mulheres brasileiras’, afirma a senadora (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)
A líder do bloco parlamentar Senado Independente, Eliziane Gama (Cidadania-MA), destacou a aprovação pelo plenário, nesta quarta-feira (07), da indicação da economista Vilma da Conceição Pinto para ocupar o cargo de diretora da IFI (Instituição Fiscal Independente), na vaga anteriormente ocupada por Josué Alfredo Pellegrini. A economista é a primeira mulher negra a exercer um cargo de diretoria da IFI.
“De forma muito especial e muito orgulhosa, como mulher da Região Nordestina brasileira, venho aqui trazer os meus cumprimentos a essa grande mulher, a doutora Vilma da Conceição Pinto, pela sua indicação para o IFI, uma mulher negra, intelectual, competente e que orgulha a todas as mulheres brasileiras”, afirma a senadora.
Eliziane Gama lembrou da ‘participação majoritária das mulheres nas universidades’, mas lamentou que a maiora absoluta recebe, em média, um percentual bem abaixo em relação ao mesmo salário dos homens.
“E o que nós temos aqui, com a doutora Vilma, é uma mulher que já sofre muito no que se refere, por exemplo, à igualdade salarial, e ainda uma mulher negra, que infelizmente é uma vítima ainda maior, considerando o acesso ao mercado de trabalho e, sobretudo, aos cargos de liderança. Vilma ultrapassa, rompe essas barreiras hoje, ao assumir, de forma muito proeminente e importante, a liderança do IFI”, pontuou a parlamentar.
Ela citou dados da ONU mostrando que no Brasil 56 milhões de mulheres negras recebem, em média, 40% do salário de um homem branco. Segundo a senadora, apesar de representam 27% da população, a ocupação de mulheres negras em cargos de ‘alta liderança’ nas empresas é de apenas 1%.
“A doutora Vilma ultrapassa, rompe essas barreiras hoje, ao assumir, de forma muito proeminente e importante, a liderança do IFI”, disse Eliziane Gama, ao cumprimentar a economista pela indicação.
Antaq
A parlamentar do Cidadania também saudou a indicação da advogada Flávia Morais Takafashi para a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), a primeira mulher brasileira a assumir cargo na diretoria da agência.
“Portanto, para nós, como mulheres, a gente fica assim cheia de orgulho, cheia de felicidade, por ter uma mulher protagonizando, liderando uma importante agência no nosso País”. disse Eliziane Gama.
Flávia Takafashi é presidente do Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Santos desde 2019. Formada em Direito, ela é servidora de carreira da agência desde 2010 também chefia o Departamento de Gestão de Contratos da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, no Ministério da Infraestrutura.