Freire: veto da Funarte a festival de jazz reforça caráter fascistóide e racista da gestão Bolsonaro

O presidente nacional do Cidadania e ex-ministro da Cultura, Roberto Freire, criticou os critérios políticos, ilegais e absurdos na liberação de patrocínios via Lei Rouanet pelo governo Jair Bolsonaro. Nesta segunda-feira (12) veio a público o parecer técnico da Fundação Nacional de Artes (Funarte) que reprovou a captação para o Festival de Jazz do Capão, realizado desde 2010, na Chapada Diamantina (BA).

De acordo com o documento, a análise que deveria ser técnica se baseou, entre outros aspectos, em questões políticas e religiosas, o que, além de contrariar a lei, em nenhum momento justifica a negativa. O parecer considera que só música religiosa deveria receber recursos via Lei Rouanet.

“Evangélicos e católicos podem captar recursos via Rouanet. E o fazem. Nada errado. A lei apoia também manifestações culturais religiosas. Mas religião não pode determinar política de Estado, o que deve ou não ser aprovado. A negativa da Funarte ao Jazz do Capão é absurda e ilegal”, sustentou Freire.

É apontado ainda no parecer como motivo para reprovar o festival uma postagem dos organizadores nas redes sociais contra o fascismo e o racismo, o que também não tem respaldo técnico ou legal. São critérios, segundo o presidente do Cidadania, puramente subjetivos e que sugerem, por oposição, que o governo seria a favor do preconceito e de teorias eugenistas.

“Ao usar uma postagem antifascista e contra o racismo como argumento para negar patrocínio ao Jazz do Capão, que agora não poderão captar recursos via Lei Rouanet, os analistas da Funarte atestam, em documento público, que o governo Bolsonaro é fascista e racista. Isso não é critério técnico. É criminoso, além de uma profunda estultice”, analisou Freire.

Leia também

IMPRENSA HOJE

O Globo: Israel fecha cerco para invadir Gaza, e Hamas ameaça executar reféns - Valor: Conflito gera temor de escalada em outros países e tensão nos mercados

IMPRENSA HOJE

Folha: Guerra escala em Israel; mortos em festa são 260 - Valor: Mercado prevê dólar a R$ 5 no fim do ano, mas revê apostas para a taxa de juro

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Confira aqui a agenda legislativa dos deputados, a previsão de pauta das sessões e as deliberações em plenário e nas comissões da Casa.

IMPRENSA HOJE

Folha: Atiradores matam 3 médicos no Rio; polícia investiga engano - Valor: Investimento sofre com mau desempenho do setor de máquinas e equipamentos

IMPRENSA HOJE

Estadão: Congresso amplia ofensiva contra STF e Barroso reage - Valor: Seca afeta de agricultura a energia na Amazônia

Informativo

Receba as notícias do Cidadania no seu celular!